A PRODUÇÃO DO ESPAÇO URBANO EM MARABÁ- PA E SUA RELAÇÃO COM AS OCUPAÇÕES URBANAS: O CASO DO BAIRRO NOSSA SENHORA APARECIDA
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG196608Palavras-chave:
Lógica da Necessidade, assentamentos informais, equipamentos urbanos.Resumo
Este trabalho possui por objetivo compreender a importância das ocupações urbanas, no processo de produção do espaço urbano no município de Marabá- PA, utilizando como recorte espacial o bairro Nossa Senhora Aparecida. Para isso, primeiramente, nos atemos a uma reflexão acerca da produção do espaço urbano, recorrendo a autores que discutem desde os agentes produtores do espaço urbano, às suas lógicas de produção. Também, se fez necessário entender a dinâmica recente da produção do espaço urbano marabaense. Tal dinâmica está atrelada às diferentes lógicas de produção espacial, inclusive, a lógica da necessidade, apresentando-se como fatores relevantes no surgimento e, posteriormente, expansão do bairro Nossa Senhora Aparecida, um dos mais notáveis expoentes dessa lógica de produção do espaço em Marabá, sobre o qual este trabalho apresenta uma investigação a respeito da realidade socioespacial e de como a cidade atende os moradores no que se refere a serviços básicos e equipamentos urbanos. Através da aplicação de formulários e trabalhos de campo, foi possível verificar as dificuldades de acesso dos moradores do bairro à cidade e seus equipamentos, configurando uma situação de negação da cidade para com as áreas de ocupação urbana.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.