ANÁLISE DE EVENTOS PLUVIOMÉTRICOS EXTREMOS NO MUNICÍPIO DE BALSAS-MA

Autores

  • Mádilo Lages Vieira Passos Universidade Federal do Maranhão
  • Telmo José Mendes Universidade Federal do Maranhão

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG196606

Palavras-chave:

Chuva Intensa, Distribuição Gumbel, Hidrologia.

Resumo

A avaliação da precipitação pluviométrica máxima diária anual, através de modelos teóricos de probabilidades, é de particular interesse no que se refere ao planejamento de estruturas com exposição constante à ação dos fenômenos extremos dessa variável. Este estudo tem por objetivo estimar a precipitação pluviométrica máxima diária anual esperada em diferentes períodos de retorno e a análise de possíveis tendências na série, para o município de Balsas-MA. Foi utilizada a distribuição Gumbel para máximos para a estimativa dos valores das precipitações máximas diárias anuais esperadas e assim obteve-se a equação que relaciona a intensidade, duração e frequência. Para o diagnóstico de tendências foi empregado o teste de Mann-Kendall e realizada regressão linear simples para a inferência de tendência a partir do coeficiente angular da reta. Observou-se tendência de aumento na intensidade pluviométrica esperada, pelo método Gumbel, em um mesmo período de retorno para baixos valores de duração da chuva. Foi obtido um coeficiente de determinação de 87,3%, para a equação de intensidade, duração e frequência. Os resultados dos testes de Mann-Kendall e t de student para o coeficiente angular, mostraram a não existência de tendência na série.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mádilo Lages Vieira Passos, Universidade Federal do Maranhão

Graduando em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal do Maranhão. Possui experiência em balanço hídrico, zoneamento agroclimático e hidrologia estatística.

Telmo José Mendes, Universidade Federal do Maranhão

Professor Adjunto I da Universidade Federal do Maranhão-UFMA, Campus IV em Chapadinha-MA, Professor horista do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Unidade de Ensino Superior Dom Bosco - São Luís/Maranhão e também Professor horista do Curso de Engenharia Civil da Faculdade Maurício de Nassau - São Luís/Maranhão. Atualmente, ocupa a vice-presidência (sociedade civil) do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Munim - Maranhão.

Downloads

Publicado

18-07-2018

Como Citar

PASSOS, M. L. V.; MENDES, T. J. ANÁLISE DE EVENTOS PLUVIOMÉTRICOS EXTREMOS NO MUNICÍPIO DE BALSAS-MA. Caminhos de Geografia, Uberlândia, MG, v. 19, n. 66, p. 85–96, 2018. DOI: 10.14393/RCG196606. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/38584. Acesso em: 1 dez. 2022.

Edição

Seção

Artigos