RELAÇÃO ENTRE A INFILTRAÇÃO DA ÁGUA NOS SOLOS E A ESTABILIDADE DOS AGREGADOS EM SISTEMAS DE MANEJOS DIFERENTES NA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO SÃO ROMÃO - NOVA FRIBURGO / RJ
DOI:
https://doi.org/10.14393/Hygeia196720Palavras-chave:
Uso do solo. Erosão. Propriedades físico-hídricas. Unidades de Conservação.Resumo
O avanço das áreas de pastagem e da agricultura sobre a Mata Atlântica, e seu  manejo inadequado, cada vez mais colabora para a erosão dos solos na Área de Proteção Ambiental Estadual de Macaé de Cima, em Nova Friburgo - RJ. O estudo em questão visa à compreensão dos processos erosivos em diferentes tipos de usos do solo, tais como floresta, pastagem e cultivo. Para tal, foi avaliada a infiltração da água nos solos, o DMP, DMG, IEA - índices de Estabilidade dos Agregados e a influência do carbono orgânico na agregação, na profundidade de 0-10 cm. Os resultados mostraram que a floresta apresentou o maior volume de água infiltrado, seguido do cultivo e da pastagem, respectivamente. Os parâmetros de agregação do solo foram influenciados pelos altos valores de carbono orgânico que resultou em um alto valor deIEA. Na avaliação dos dois experimentos, pode-se dizer que há uma relação direta dos dados de infiltração com a estabilidade dos agregados, observando-se a seguinte ordem de suscetibilidade à erosão: pastagem >cultivo> floresta . Conclui-se, portanto, que o uso florestal é mais adequado para uma maior absorção da água na bacia hidrográfica, reduzindo o tempo de chegada no canal principal e a intensidade dos processos erosivos nas encostas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.