SUSCEPTIBILIDADE À EROSÃO NO RIO GUALAXO DO NORTE - MG

Autores

  • João Pedro dos Santos Estudante de graduação em Geografia no Instituto de Geociências da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • Guilherme Cota Estudante de graduação em Geografia no Instituto de Geociências da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • Brenda Limoeiro Estudante de graduação em Geografia no Instituto de Geociências da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • Klinsmann Pedras Estudante de graduação em Geografia no Instituto de Geociências da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • Adriana Costa Professora/Doutora do Instituto de Geociências da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • João Viana Pesquisador da EMBRAPA Milho-Sorgo/MG

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG186313

Palavras-chave:

Solo, Sistema de Informação Geográfica, Desastre Ambiental

Resumo

O presente trabalho realizou o mapeamento da susceptibilidade à erosão na Bacia Hidrográfica do rio Gualaxo do Norte, Mariana (MG). Em 2015 a barragem de contenção de rejeitos de Fundão, pertencente à mineradora Samarco S/A se rompeu, causando o maior desastre socioambiental envolvendo mineração no Brasil. O rompimento pode ter gerado uma nova configuração espacial em termos erosivos para a bacia, sobretudo no que tange aos sistemas fluviais. Foi utilizado o método de Analytic Hierarchy Process (AHP) a partir de variáveis pré-definidas para identificação dos locais onde o rejeito de minério ficou depositado. Os resultados indicam que as classes "Forte" e "Muito Forte" para susceptibilidade à erosão aparecem, principalmente, na calha dos cursos d'água atingidos pelos sedimentos. Esse rejeito pode ter formado uma nova camada superficial de material particulado que se apresenta fino e sem estrutura que ali permaneceu colmatado. Deste modo, os cenários de turbidez das águas são agravados não só pela presença do rejeito nas calhas fluviais, mas também pelo carreamento do material depositado nas áreas adjacentes para os fundos de vale, ocasionando forte impacto na morfologia do canal e na biota aquática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

29-09-2017

Como Citar

DOS SANTOS, J. P.; COTA, G.; LIMOEIRO, B.; PEDRAS, K.; COSTA, A.; VIANA, J. SUSCEPTIBILIDADE À EROSÃO NO RIO GUALAXO DO NORTE - MG. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 18, n. 63, p. 286–307, 2017. DOI: 10.14393/RCG186313. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/38385. Acesso em: 15 jan. 2025.

Edição

Seção

Artigos