GEOGRAFIA E ATIVIDADES LÚDICAS: UMA EXPERIÊNCIA POR MEIO DAS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG196604Palavras-chave:
Geografia, educação ambiental, atividades lúdicas, inteligências múltiplasResumo
O objetivo geral deste artigo é apresentar como as atividades lúdicas, por meio das inteligências múltiplas, podem contribuir para o processo DE aprendizagem durante as aulas de geografia, para estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental em uma escola estadual de Uberlândia-MG. Os estudos geográficos estão diretamente ligados aos fenômenos socioeconômicos, culturais e políticos que têm caracterizado a sociedade contemporânea. O objeto de estudo da geografia é o espaço geográfico- vivido por nós, resultado de nossas ações. Neste sentido, a Educação Ambiental tem influenciado no processo de formação dos cidadãos conscientes dos seus direitos e deveres. A teoria das Inteligências Múltiplas foi utilizada como mediadora de diferentes formas de ensinar por meio de atividades lúdicas. A pesquisa foi realizada em 5 (cinco) momentos, a fase de vivência na escola, com presença do pesquisador, em sala de aula, no decorrer de um semestre; posteriormente, aplicou-se o questionário, intitulado 'meus relatos'; realizaram-se as atividades lúcidas com base nas múltiplas inteligências e, finalmente, a apresentação do trabalho para a comunidade escolar. No decorrer das atividades e com os resultados obtidos constou-se que é possível trabalhar os conhecimentos geográficos integrados à educação ambiental de maneira lúdica e prazerosa.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.