DISTRIBUIÇÃO DE QUEIMADAS E MUDANÇAS NA COBERTURA VEGETAL E USO DA TERRA NO BIOMA PANTANAL, CÁCERES-BRASIL

Autores

  • Miriam Raquel da Silva Miranda Universidade do Estado de Mato Grosso
  • Laís Fernandes de Souza Neves Universidade do Estado de Mato Grosso
  • Jesã Pereira Kreitlow Universidade do Estado de Mato Grosso
  • Sandra Mara Alves da Silva Neves Universidade do Estado de Mato Grosso
  • Ronaldo José Neves Universidade do Estado de Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG196508

Palavras-chave:

Sensoriamento Remoto, Geografia, Conservação ambiental.

Resumo

Objetivou-se neste estudo investigar os padrões de distribuição de áreas queimadas no município matogrossense de Cáceres, analisando os seus impactos na cobertura vegetal e nos usos da terra, com intuito de que as informações geradas contribuam no planejamento e gestão ambiental no bioma Pantanal. A metodologia foi constituída pela aquisição das imagens Landsat 5 e 8 relativas aos anos de 2003 e 2013, dados do produto MODIS MOD45 e dados climáticos (precipitação, temperatura e umidade relativa) de 2003 a 2013, os quais foram processados e analisados por meio do SIG. A cobertura vegetal nas datas investigadas foi maior do que o de uso, contudo os usos sofreram mudanças no período. Entre 2003 e 2013 foi queimado 6.927  km² no município, o que pode ser atribuído aos fatores climáticos, considerando que as queimadas ocorreram no período seco, onde foram identificadas as maiores temperaturas, baixos índices de precipitação e umidade relativa. Concluiu-se que a temperatura foi o fator preponderante para ocorrências de queimadas, sendo que estas colaboraram para que ocorressem mudanças na cobertura vegetal e usos no município, onde foi evidenciando a diminuição da Savana Arborizada e o aumento da pecuária.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Miriam Raquel da Silva Miranda, Universidade do Estado de Mato Grosso

Graduada em Geografia, Mestranda em Ambiente e Sistemas de Produção Agrícola, membro do grupo de pesquisa Serpegeo, atuo na área de sensoriamento remoto.

Laís Fernandes de Souza Neves, Universidade do Estado de Mato Grosso

Graduada em Licenciatura de Geografia, Mestre em Ciências Ambientais. Atualmente professora do Departamento de Geografia.

Jesã Pereira Kreitlow, Universidade do Estado de Mato Grosso

Graduado em Licenciatura em Geografia, Mestre em Ambiente e Sistemas de Produção Agrícola, Colaborador do Laboratório de Geotecnologias

Sandra Mara Alves da Silva Neves, Universidade do Estado de Mato Grosso

Professora Adjunta do Departamento de Geografia e do Programa de Pós-graduação em Ambiente e Sistemas de Produção Agrícola e Programa de Pós-graduação em Geografia.

Ronaldo José Neves, Universidade do Estado de Mato Grosso

Professor Adjunto do Departamento de Geografia e do Programa de Pós-graduação em Ambiente e Sistemas de Produção Agrícola e Programa de Pós-graduação em Geografia (In Memoriam).

Downloads

Publicado

18-05-2018

Como Citar

Miranda, M. R. da S., de Souza Neves, L. F., Kreitlow, J. P., Silva Neves, S. M. A. da, & Neves, R. J. (2018). DISTRIBUIÇÃO DE QUEIMADAS E MUDANÇAS NA COBERTURA VEGETAL E USO DA TERRA NO BIOMA PANTANAL, CÁCERES-BRASIL. Caminhos De Geografia, 19(65), 91–108. https://doi.org/10.14393/RCG196508

Edição

Seção

Artigos