ZONEAMENTO PEDOCLIMÁTICO DA CULTURA DO COCO PARA ÁREAS ANTROPIZADAS DA REGIÃO DO VALE DO JURUÁ, ESTADO DO ACRE

Autores

  • Silvia Maria Silva da Costa Bacharel em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal do Acre, Campus Floresta.
  • Edson Alves de Araújo Professor; Universidade Federal do Acre Campus Floresta; Cruzeiro do Sul, Acre.
  • Nilson Gomes Bardales Bolsista de Desenvolvimento Cientifico Regional do CNPq/FAPAC- Embrapa- AC.
  • Rita de Kássia do Nascimento Costa Bacharel em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal do Acre, Campus Floresta.
  • Genilson Rodrigues Maia Técnico da Secretaria de Estado de Agropecuária do Acre.

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG196504

Palavras-chave:

Aptidão Agrícola, solos do Acre, Amazônia Ocidental.

Resumo

O zoneamento pedoclimático constitui-se no reconhecimento e mapeamento de áreas de terras aptas, inaptas ou com alta potencialidade para a implantação de uma dada cultura, levando-se em consideração critérios edáficos, climáticos, agronômicos e de riscos da atividade. O presente trabalho teve por objetivo realizar o zoneamento pedoclimático para a cultura do coco nas áreas desmatadas do Vale do Juruá, inclusas nos municípios de Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima e Rodrigues Alves.Para estruturação da base de dados de Pedologia foram utilizados 291 perfis. Os pontos dos perfis foram integrados com o mapa de solos do ZEE na escala de 1:250.000 de forma a ter variabilidade superficial e subsuperficial de perfis em cada unidade de mapeamento. Para a estruturação da base de dados climática foram utilizados modelos globais que permitiram uma resolução espacial de 1 km2. A partir dos critérios adotados na metodologia verificou-se que as áreas alteradas da regional do Vale do Juruá apresentaram-se amplamente recomendáveis ao cultivo do coqueiro nos níveis de manejo B (média tecnologia) e C (alta tecnologia). A regional do Vale do Juruá apresenta características satisfatórias e recomendáveis para o cultivo intensivo da cultura do coqueiro, tanto climáticas quanto pedológicas, na escala de trabalho de 1:250.000.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

18-05-2018

Como Citar

SILVA DA COSTA, S. M.; ALVES DE ARAÚJO, E.; GOMES BARDALES, N.; DO NASCIMENTO COSTA, R. de K.; RODRIGUES MAIA, G. ZONEAMENTO PEDOCLIMÁTICO DA CULTURA DO COCO PARA ÁREAS ANTROPIZADAS DA REGIÃO DO VALE DO JURUÁ, ESTADO DO ACRE. Caminhos de Geografia, Uberlândia, MG, v. 19, n. 65, p. 43–55, 2018. DOI: 10.14393/RCG196504. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/36379. Acesso em: 9 dez. 2022.

Edição

Seção

Artigos