ESTADO, POLÍTICAS PÚBLICAS E A AGRICULTURA NO BRASIL: UM ESPAÇO EM PERMANENTE CONSTRUÇÃO

Autores

  • Carla Hentz Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" UNESP - Presidente Prudente
  • Carlos de Castro Neves Neto Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" UNESP - campus de Presidente Prudente.

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG175914

Palavras-chave:

Estado, Políticas Públicas de desenvolvimento rural, PRONAF, PAA, PEMH.

Resumo

Este trabalho tem por objetivo analisar o papel do Estado no direcionamento das políticas públicas de desenvolvimento rural. Para isso, o recorte temporal está circunscrito a década de 1930, perpassando a fase de modernização da agricultura, com auge na década de 1960 a 1980, até a década de 1990, momento no qual a agricultura passa a ter um maior respaldo diante das esferas governamentais e, principalmente, no tocante ao desenvolvimento do país. Neste novo contexto das políticas públicas, destacamos o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar - PRONAF, o Programa de Aquisição de Alimentos - PAA e o Programa Estadual de Microbacias Hidrográficas - PEMH, políticas estas que passaram a incorporar a perspectiva territorial em detrimento da abordagem setorial. Por fim, acredita-se que a essencialidade do tema relaciona-se amplamente com a importância assumida pela agricultura familiar nas últimas décadas do século XX. Todavia, mesmo diante das mudanças ocorridas, verifica-se a permanência de uma política de privilegiamento das estruturas agrárias já consolidadas, mantendo à margem os pequenos produtores rurais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carla Hentz, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" UNESP - Presidente Prudente

Estudante de Mestrado do Grupo de Estudos Dinâmica Regional e Agropecuária - GEDRA da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" UNESP - campus de Presidente Prudente.

Carlos de Castro Neves Neto, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" UNESP - campus de Presidente Prudente.

Estudante de Pós-Doutorado na Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" UNESP - campus de Presidente Prudente.

Downloads

Publicado

09-09-2016

Como Citar

Hentz, C., & de Castro Neves Neto, C. (2016). ESTADO, POLÍTICAS PÚBLICAS E A AGRICULTURA NO BRASIL: UM ESPAÇO EM PERMANENTE CONSTRUÇÃO. Caminhos De Geografia, 17(59), 244–260. https://doi.org/10.14393/RCG175914

Edição

Seção

Artigos