A VIDA PODE MUDAR COM A VIRADA DA PENEIRA: TERRITÓRIO E TRABALHO NOS GARIMPOS DE DIAMANTES EM COROMANDEL - MINAS GERAIS

Autores

  • Ricardo Junior de Assis Fernandes Gonçalves Professor na Universidade Estadual de Goiás - UEG - Campus Iporá
  • Marcelo Rodrigues Mendonça Universidade Federal de Goiás - UFG

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG175911

Resumo

O artigo possui como objetico compreender a (re)organização do território e do trabalho nos garimpos de diamantes em Coromandel, localizado na Mesorregião do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba - Minas Gerais. A metodologia baseia-se em procedimentos no âmbito da pesquisa qualitativa, como pesquisa de campo, entrevistas, observação participante e diário de campo. Ainda, o olhar teórico e metodológico que orienta a apreensão do território e dos trabalhadores está baseado na Geografia do Trabalho. A partir da década de 1990, novas territorialidades passaram a delinear o destino dos territórios no município de Coromandel, com impactos sobre a histórica atividade garimpeira. Fortalecimento da legislação ambiental, minerária e trabalhista, interdição de garimpos ilegais e geração de desemprego, atuação de empresas privadas, controle do subsolo por empresas transnacionais, mecanização, relações contratuais de assalariamento, especialização e fragmentação do trabalho. Tais fatos também produziram desdobramentos na ação política dos garimpeiros diante da formação de associações, cooperativas e sindicato. Por conseguinte, esses elementos possuem consequencias territoriais e no trabalho que são investigados neste artigo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ricardo Junior de Assis Fernandes Gonçalves, Professor na Universidade Estadual de Goiás - UEG - Campus Iporá

Professor no Curso de Geografia da Universidade Estadual de Goiás

Marcelo Rodrigues Mendonça, Universidade Federal de Goiás - UFG

Professor dos Cursos de Graduação e Pós Graduação em Geografia no Instituto de Estudos Socioambientais da Universidade Federal de Goiás

Downloads

Publicado

09-09-2016

Como Citar

GONÇALVES, R. J. de A. F.; MENDONÇA, M. R. A VIDA PODE MUDAR COM A VIRADA DA PENEIRA: TERRITÓRIO E TRABALHO NOS GARIMPOS DE DIAMANTES EM COROMANDEL - MINAS GERAIS. Caminhos de Geografia, Uberlândia, MG, v. 17, n. 59, p. 177–206, 2016. DOI: 10.14393/RCG175911. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/32194. Acesso em: 1 dez. 2022.

Edição

Seção

Artigos