ARTESANATO, ARTE E CULTURA LOCAL: uma possibilidade de renda e desenvolvimento da atividade turística

Autores

  • Jean Carlos Vieira Santos Universidade Estadual de Goiás (UEG)
  • Marta Corrêa da Silva Universidade Estadual de Goiás - Campus Quirinópolis.

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG176003

Palavras-chave:

Saber fazer, Trabalho manual, Comércio artesanal, Potencial turístico.

Resumo

O objetivo deste trabalho é diagnosticar, conhecer e apresentar o artesanato do interior do estado de Goiás, a partir de peças que inicialmente eram confeccionadas para o uso doméstico de moradores e que atualmente têm ocupado alguns lugares comerciais desse espaço urbano. O recorte de estudo deste artigo é o urbano do município de Quirinópolis, localizado na microrregião homônima. Para atingir os objetivos propostos, a pesquisa parte da discussão da categoria geográfica lugar, chegando aos territórios comerciais e de criação dos sujeitos envolvidos com o saber fazer artesanal. Para a construção do trabalho, o referencial teórico (livros, jornais, internet e revistas), os trabalhos de campo, o levantamento fotográfico, as entrevistas informais, as aplicações de questionários e o trabalho de gabinete foram fundamentais. No caso das artesãs investigadas, os principais resultados apontam que 32% têm entre 51 e 60 anos de idade; 37% alegam que o principal motivo de trabalhar com o artesanato é a possibilidade de aumentar a renda familiar; e para 55% dessas pessoas, o trabalho artesanal desenvolvido em Quirinópolis é um potencial turístico do lugar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jean Carlos Vieira Santos, Universidade Estadual de Goiás (UEG)

Jean Carlos Vieira Santos é doutor/mestre/graduado pelo curso de Geografia da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Realizou estágio de doutorado na Universidade do Algarve/Portugal e atualmente é professor e pesquisador do curso de Geografia da Universidade Estadual de Goiás - UEG/Quirinópolis. Tem interesse nos seguintes temas: Geografia do Turismo, Geoturismo, Paisagens Oleiras e Trabalhos de Campo.

Marta Corrêa da Silva, Universidade Estadual de Goiás - Campus Quirinópolis.

Graduada em Geografia, Universidade Estadual de Goiás (UEG), Campus Quirinópolis.

Downloads

Publicado

15-12-2016

Como Citar

SANTOS, J. C. V.; SILVA, M. C. da. ARTESANATO, ARTE E CULTURA LOCAL: uma possibilidade de renda e desenvolvimento da atividade turística. Caminhos de Geografia, Uberlândia, MG, v. 17, n. 60, p. 31–47, 2016. DOI: 10.14393/RCG176003. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/31709. Acesso em: 29 nov. 2022.

Edição

Seção

Artigos