CONTRIBUIÇÃO NA ELABORAÇÃO DE ATLAS ESCOLARES PARA A APRENDIZAGEM UBÍQUA

Autores

  • Suely Franco Siqueira Lima Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
  • Lindon Fonseca Matias Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
  • Teresa Gallotti Florenzano Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG165629978

Palavras-chave:

Atlas escolar, jogo eletrônico, Sistemas de Informação Geográfica, aprendizagem ubíqua.

Resumo

Os alunos estão cada vez mais conectados ao ciberespaço e se transformam juntamente com as diferentes linguagens proporcionadas por mídias e recursos tecnológicos que surgem a cada dia. Eles aprendem, pensam e se comunicam de forma diferente das gerações anteriores e impõem novas demandas para os atlas escolares, que se não atingirem um nível de desenvolvimento condizente com os usuários de hoje, correm o risco de tornarem-se desatualizados, desinteressantes e ineficientes na sua função de contribuir para a aprendizagem. Conectar os atlas ao ambiente cultural e tecnológico das novas gerações é possível. Neste sentido, este artigo aborda a possibilidade do uso em atlas de jogo eletrônico, geotecnologias e internet como recursos pedagógicos, bem como formas de atualização automatizada, visando torná-los mais atraentes, motivadores, atuais e capazes de proporcionarem um ambiente de aprendizagem para o aluno contemporâneo que aprende de forma ubíqua. Espera-se assim, contribuir para tornar os atlas escolares mais condizentes com o público educacional de hoje e difundir seu uso pela comunidade escolar dentro ou fora da escola.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Suely Franco Siqueira Lima, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Doutoranda em geografia no Instituto de Geociências

Lindon Fonseca Matias, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Professor Doutor do Departamento de Geografia e exerce o cargo de Diretor Associado do Instituto de Geociências (IG) da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

Teresa Gallotti Florenzano, Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)

Doutora em Geografia Física, professora e pesquisadora do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)

Downloads

Publicado

11-12-2015

Como Citar

LIMA, S. F. S.; MATIAS, L. F.; FLORENZANO, T. G. CONTRIBUIÇÃO NA ELABORAÇÃO DE ATLAS ESCOLARES PARA A APRENDIZAGEM UBÍQUA. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 16, n. 56, p. 22–36, 2015. DOI: 10.14393/RCG165629978. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/29978. Acesso em: 13 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos