CONTRIBUIÇÃO NA ELABORAÇÃO DE ATLAS ESCOLARES PARA A APRENDIZAGEM UBÍQUA

Autores

  • Suely Franco Siqueira Lima Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
  • Lindon Fonseca Matias Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
  • Teresa Gallotti Florenzano Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG165629978

Palavras-chave:

Atlas escolar, jogo eletrônico, Sistemas de Informação Geográfica, aprendizagem ubíqua.

Resumo

Os alunos estão cada vez mais conectados ao ciberespaço e se transformam juntamente com as diferentes linguagens proporcionadas por mídias e recursos tecnológicos que surgem a cada dia. Eles aprendem, pensam e se comunicam de forma diferente das gerações anteriores e impõem novas demandas para os atlas escolares, que se não atingirem um nível de desenvolvimento condizente com os usuários de hoje, correm o risco de tornarem-se desatualizados, desinteressantes e ineficientes na sua função de contribuir para a aprendizagem. Conectar os atlas ao ambiente cultural e tecnológico das novas gerações é possível. Neste sentido, este artigo aborda a possibilidade do uso em atlas de jogo eletrônico, geotecnologias e internet como recursos pedagógicos, bem como formas de atualização automatizada, visando torná-los mais atraentes, motivadores, atuais e capazes de proporcionarem um ambiente de aprendizagem para o aluno contemporâneo que aprende de forma ubíqua. Espera-se assim, contribuir para tornar os atlas escolares mais condizentes com o público educacional de hoje e difundir seu uso pela comunidade escolar dentro ou fora da escola.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Suely Franco Siqueira Lima, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

    Doutoranda em geografia no Instituto de Geociências

  • Lindon Fonseca Matias, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
    Professor Doutor do Departamento de Geografia e exerce o cargo de Diretor Associado do Instituto de Geociências (IG) da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP
  • Teresa Gallotti Florenzano, Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)
    Doutora em Geografia Física, professora e pesquisadora do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)

Downloads

Publicado

11-12-2015

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

LIMA, Suely Franco Siqueira; MATIAS, Lindon Fonseca; FLORENZANO, Teresa Gallotti. CONTRIBUIÇÃO NA ELABORAÇÃO DE ATLAS ESCOLARES PARA A APRENDIZAGEM UBÍQUA. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 16, n. 56, p. 22–36, 2015. DOI: 10.14393/RCG165629978. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/29978. Acesso em: 12 nov. 2025.