ESTÁGIO SUPERVISIONADO: O PAPEL DO PROFESSOR REGENTE NA FORMAÇÃO DOS LICENCIANDOS
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG165529937Palavras-chave:
Formação de Professores, Estágio Supervisionado, Professor Regente.Resumo
Esta investigação objetivou entender como os professores regentes de três escolas públicas de Ensino Fundamental e Médio de Ituiutaba-MG contribuem para a formação dos futuros professores da Faculdade de Ciências Integradas do Pontal - Universidade Federal de Uberlândia FACIP-UFU. Sabe-se que uma das etapas da formação inicial do professor se dá na imersão da sala de aula, com a realização do Estágio Supervisionado, quando o futuro educador é conduzido a vivenciar a realidade e os desafios da profissão, além disso, tem a oportunidade de construir diversos saberes da docência por meio da articulação entre a teoria e a prática. Desse modo, o Estágio Supervisionado também pode ser compreendido como sendo um momento de formação no espaço escolar, um momento de refletir sobre as teorias vistas na graduação sob o direcionamento de um profissional experiente; o professor regente. Entretanto, percebe-se que este profissional, muitas vezes, não se sente inserido no processo. Para o alcance dos objetivos de pesquisa utilizou-se a aplicação de questionários aos professores regentes. Estudou-se, também, teorias sobre os fundamentos de estágio e sobre a formação do professor reflexivo. Concluiu-se que ainda são muitos os problemas relacionados ao Estágio Supervisionado, os professores regentes, sujeitos da pesquisa não se compreendem como profissionais imprescindíveis para a formação do futuro educador.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.