PARQUE AMBIENTAL LAGOAS DO NORTE: SANEAMENTO E CONSERVAÇÃO DO AMBIENTE ENTRE OS BAIRROS MATADOURO E SÃO JOAQUIM, TERESINA, PIAUÍ, BRASIL

Autores

  • Leilson Alves dos Santos Universidade Estadual do Piauí/UAB
  • Iracilde Maria de Moura Fé Lima Universidade Federal do Piauí

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG165429066

Palavras-chave:

Impactos, Revitalização, Socioambientais

Resumo

O artigo discute aspectos socioambientais relativos ao saneamento e à conservação de bairros da zona norte da cidade de Teresina, Piauí, a partir da implementação do Parque Ambiental Lagoas do Norte. A questão central que norteia este trabalho refere-se à caracterização e análise dos impactos resultantes (positivos e negativos) da implantação desse parque para o ambiente e para a população local, destacando a relação do natural com o construído em parques urbanos. Utilizaram-se as abordagens quantitativas e qualitativas, envolvendo os aspectos teóricos, a observação direta, entrevistas não estruturadas e a aplicação de questionários. Os principais resultados demonstraram que a implantação desse Parque possibilitou o início de uma nova relação sociedade/natureza, resgatando valores sociais e ambientais, vez que proporcionou uma melhoria considerável no ambiente e na qualidade de vida da população daquela área, além de contribuir para a elevação de sua autoestima. Percebeu-se, no entanto, que para atingir os objetivos propostos de forma plena, ainda se torna necessária a implementação de programas de educação ambiental continuada, além de outras ações, sobretudo voltadas para a arborização, a segurança pública e a conservação dos equipamentos em funcionamento e outros a serem instalados nesse parque.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leilson Alves dos Santos, Universidade Estadual do Piauí/UAB

Geógrafo docente, Pós-graduado em Gestão Ambiental (Lato Sensu). Atua em Ensino de Geografia, Educação Ambiental, Análise Ambiental, Gestão de Bacias Hidrográficas e planícies fluviais, geomorfologia fluvial. Membro do Grupo de Pesquisa Geomorfologia, Análise Ambiental e Educação - UFPI 

Iracilde Maria de Moura Fé Lima, Universidade Federal do Piauí

Graduada em Geografia pela Universidade Federal do Ceará (1971); Mestrado em Geografia na Universidade Federal do Rio de Janeiro (1982) e  Doutorado em Geografia, área de concentração Análise Ambiental, na Universidade Federal de Minas Gerais. Professora Adjunto da Universidade Federal do Piauí, com experiência na área de Geociências, com ênfase em Geografia Física, atuando principalmente nas seguintes áreas do conhecimento: Geomorfologia, Hidrografia, Meio Ambiente e Educação Ambiental.

Downloads

Publicado

21-07-2015

Como Citar

DOS SANTOS, L. A.; LIMA, I. M. de M. F. PARQUE AMBIENTAL LAGOAS DO NORTE: SANEAMENTO E CONSERVAÇÃO DO AMBIENTE ENTRE OS BAIRROS MATADOURO E SÃO JOAQUIM, TERESINA, PIAUÍ, BRASIL. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 16, n. 54, p. 224–238, 2015. DOI: 10.14393/RCG165429066. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/29066. Acesso em: 16 set. 2024.

Edição

Seção

Artigos