INTEGRAÇÃO ENTRE IMAGENS ORBITAIS, CARTAS SINÓTICAS E DADOS COLETADOS EM SUPERFÍCIE PARA A IDENTIFICAÇÃO DE FENÔMENOS METEOROLÓGICOS
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG175714Palavras-chave:
Climatologia, Sensoriamento Remoto, Ensino.Resumo
Este artigo tem por objetivo demonstrar como a integração entre imagens orbitais, cartas sinóticas e dados meteorológicos coletados em superfície pode ser aplicada para a identificação de alguns fenômenos meteorológicos, sob uma perspectiva da climatologia. Nesse sentido, torna-se uma contribuição ao processo ensino-aprendizagem de climatologia. A relação estabelecida entre os diferentes dados foi importante para entender a gênese dos fenômenos investigados e verificar como a dinâmica atmosférica em escala regional repercute em escala local. Assim, observa-se que os dados registrados na estação meteorológica refletem a dinâmica atmosférica, espacialmente mais perceptível por meio das cartas sinóticas e das imagens orbitais. Foram identificados fenômenos como: Frentes estacionárias, frentes oclusas, nebulosidade, vapor d'água e ciclones. A elaboração desse artigo é resultado das discussões teóricas e das atividades práticas realizadas com alunos de graduação em geografia, especificamente, na disciplina de climatologia. Além disso, é decorrente também dos conhecimentos adquiridos na disciplina Tópicos Especiais: Sensoriamento Remoto e Meio Ambiente, ofertada no curso de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual Paulista, Campus de Presidente Prudente, em parceria com professores da Universidade de Rennes 2, França.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.