(RE) PRODUÇÃO ESPACIAL E ÁREA CENTRAL DE TERESINA (PI): PROPOSIÇÕES DA AGENDA 2015

Autores

  • Silvana Silva Universidade Federal do Piauí
  • Antonio Façanha Universidade Federal do Piauí

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG175801

Palavras-chave:

Espaço, Urbano, Plano Diretor

Resumo

O entendimento da (re)produção espacial sob a ótica das abordagens geográficas, possibilita o reconhecimento de funções que estão cotidianamente concorrendo para a existência de ações, cujas características conduzem a observações das diferenciações que integram o urbano, subsidiada pelas características assumidas pelo papel dos planos. Partindo das considerações, objetivou-se com o presente artigo, analisar proposições pensadas no plano diretor de Teresina e as implicações das intervenções para a reprodução espacial da área central da cidade. Para tanto, os procedimentos metodológicos foram compostos pela revisão de referencial teórico, observação, entrevistas, registro fotográfico e elaboração de mapas. A análise das proposições ensejadas na Agenda 2015 demonstrou um conjunto de contradições no atendimento dos objetivos. Conclui-se, portanto que foi verificada a efetivação de parcela das proposições iniciais, enquanto algumas não foram contempladas, carecendo de maior atuação para consolidação das metas pensadas no âmbito do plano diretor.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Silvana Silva, Universidade Federal do Piauí

Licenciada em Geografia pela Universidade Estadual do Piauí e mestre em Geografia pela Universidade Federal do Piauí-UFPI (2012-2014). Professora Substituta do Departamento de Geografia e História da Universidade Federal do Piauí e professora do Programa de Formação de Professores da Educação Básica

Antonio Façanha, Universidade Federal do Piauí

Doutor em Geografia (UFPE/2009). Atualmente é professor adjunto IV da Universidade Federal do Piauí, tendo desenvolvidos estudos na área de Geografia, com ênfase em Geografia Urbana, Geografia Regional, Geografia do Piauí e Ensino de Geografia. Publicou os livros "Desmitificando a geografia: espaço, tempo e imagens [2004] ;Indicações geográficas e temas em foco; [2011]. Participa na condição de líder do Grupo de Pesquisa intitulado; Grupo de Estudos Regionais e Urbanos [GERUR], vinculado ao CNPq/UFPI e pertence ao Núcleo de Pesquisa e Extensão em Ensino de Geografia [NUPEG]. Foi Coordenador do Mestrado em Geografia da UFPI [2011/2013]. Atualmente é docente-pesquisador da Graduação e do Mestrado em Geografia/UFPI.

Downloads

Publicado

27-06-2016

Como Citar

SILVA, S.; FAÇANHA, A. (RE) PRODUÇÃO ESPACIAL E ÁREA CENTRAL DE TERESINA (PI): PROPOSIÇÕES DA AGENDA 2015. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 17, n. 58, p. 01–15, 2016. DOI: 10.14393/RCG175801. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/28278. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos