TURISMO E DESENVOLVIMENTO: TRANSFORMAÇÕES NO TERRITÓRIO DA REGIÃO DO EXTREMO SUL DA BAHIA

Autores

  • Sebastião Pinheiro Gonçalves de Cerqueira Neto Instituto Federal da BAhia
  • Leonardo Thompson da Silva Instituto Federal da BAhia

Palavras-chave:

Território, Região, Bahia, Economia.

Resumo

O turismo se tornou um setor de extrema importância para a economia de países, regiões e cidades; muitas vezes visto como a salvação econômica dos lugares. No Extremo Sul da Bahia não é diferente, a região com sua beleza litorânea tem se transformado para atender o chamado trade do turismo. Este artigo não apresenta uma crítica pela crítica sobre o turismo, mas, convida para uma análise de um cenário onde o turismo aparece como uma solução inquestionável para se atingir um estágio de desenvolvimento. A reflexão que se apresenta mostra o perigo da especialização espacial para a economia e a perversidade do desenvolvimento que exclui social e economicamente a maioria dos moradores das cidades turísticas. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sebastião Pinheiro Gonçalves de Cerqueira Neto, Instituto Federal da BAhia

Professor e Pesquisador do Instituto Federal da Bahia. Doutor em Geografia (UFS, 2009). Avaliador de Cursos pelo INEP. Pós Doutor em Antropologia Urbana (UFBA, 2014). Atualmente Líder do Grupo de Pesquisa Desenvolvimento Regional (CNPq/IFBA). Membro do Grupo de Pesquisa PACTO - Estudos em Antropologia da Política do Direito. Membro do Centro de Psicopolítica e Gestão Mental-CPGM/Escola de Comunicação/UFRJ. Desenvolvo análises em Geografia Regional, Geografia Humana, Globalização e fragmentações do território e Antropologia Urbana. A partir de Julho de 2014 inicio um estágio pós-doutoral (Bolsa CAPES) na Universidade de Coimbra - Portugal - sobre Globalização e Território, com a supervisão de Boaventura de Sousa Santos.

Leonardo Thompson da Silva, Instituto Federal da BAhia

Doutorando em Geografia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA/2013). Mestre em Cultura e Turismo pela Universidade Estadual de Santa Cruz/Universidade Federal da Bahia (2006). Bacharel Licenciado em Geografia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2001). Professor e pesquisador do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia - IFBA - Campus Porto Seguro em regime de Dedicação Exclusiva. Membro do Grupo de Pesquisa em Desenvolvimento Regional - GPDR, certificado pelo IFBA/CNPq. Tem experiência na área de Geografia, Turismo, Educação e Desenvolvimento Regional, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação e Desenvolvimento Regional, Regionalização do Ensino Técnico, Análise de Transformações Socioespaciais Locais/Regionais e Gestão de Impactos da Atividade Turística.

Downloads

Publicado

20-10-2015

Como Citar

Cerqueira Neto, S. P. G. de, & Silva, L. T. da. (2015). TURISMO E DESENVOLVIMENTO: TRANSFORMAÇÕES NO TERRITÓRIO DA REGIÃO DO EXTREMO SUL DA BAHIA. Caminhos De Geografia, 16(55). Recuperado de https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/27126

Edição

Seção

Artigos