METODOLOGIA DE APOIO AOS GESTORES URBANOS PARA O MAPEAMENTO DE INUNDAÇÕES: CASO DA BACIA DO RIO JUQUERIQUERÊ, CARAGUATATUBA, SP
Palavras-chave:
Inundação. Mapeamento. Vulnerabilidade Ambiental. Planejamento Urbano. Sustentabilidade.Resumo
Na bacia hidrográfica do rio Juqueriquerê encontra-se a maior planície ainda não urbanizada do litoral norte de São Paulo. O local é vulnerável às inundações, tendo em vista a baixa declividade do relevo, cota rasa do lençol freático e influência da maré. No entanto, a falta de monitoramento contínuo das áreas inundáveis, dificulta a sinergia entre o desenvolvimento urbano e o gerenciamento dos recursos hídricos. Neste estudo foi realizado o mapeamento das áreas urbanas inundadas na bacia do Rio Juqueriquerê, decorrentes do evento de 18 de março de 2013, a partir do depoimento de moradores, registros fotográficos e uso de softwares gratuitos. Os resultados comprovaram a aplicabilidade da metodologia proposta, em subsídio aos gestores urbanos, para o desenvolvimento sustentável da região.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.