METODOLOGIA DE APOIO AOS GESTORES URBANOS PARA O MAPEAMENTO DE INUNDAÇÕES: CASO DA BACIA DO RIO JUQUERIQUERÊ, CARAGUATATUBA, SP
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG165326961Palavras-chave:
Inundação, Mapeamento, Vulnerabilidade Ambiental, Planejamento Urbano, SustentabilidadeResumo
Na bacia hidrográfica do rio Juqueriquerê encontra-se a maior planície ainda não urbanizada do litoral norte de São Paulo. O local é vulnerável às inundações, tendo em vista a baixa declividade do relevo, cota rasa do lençol freático e influência da maré. No entanto, a falta de monitoramento contínuo das áreas inundáveis, dificulta a sinergia entre o desenvolvimento urbano e o gerenciamento dos recursos hídricos. Neste estudo foi realizado o mapeamento das áreas urbanas inundadas na bacia do Rio Juqueriquerê, decorrentes do evento de 18 de março de 2013, a partir do depoimento de moradores, registros fotográficos e uso de softwares gratuitos. Os resultados comprovaram a aplicabilidade da metodologia proposta, em subsídio aos gestores urbanos, para o desenvolvimento sustentável da região.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2015 Vassiliki Terezinha Galvão Boulomytis, Marília Felipe Santana, Lucas Santos Dantas da Costa, Aline Pinheiro Santos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.