COMPORTAMENTO CLIMATICO DA BACIA HIDROGRÁFICA DO CÓRREGO MOEDA, TRÊS LAGOAS/MS, NO ANO DE 2012
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG165326707Palavras-chave:
Bregime climático, Índice de Anomalia de Chuva, balanço hídrico, histograma, bacia hidrográfica.Resumo
Esta pesquisa tem como objetivo analisar os elementos climáticos, precipitação e temperatura da bacia hidrográfica do córrego Moeda, localizada no município de Três Lagoas, através da análise das ferramentas de analise climática, hidrograma, balanço hídrico e índice de anomalia de chuva (IAC) para o ano de 2012, em relação às normais climatológicas do período de 1983 a 2012. Como resultado, observou-se que o ano de 2012 foi seco, com precipitação inferior a normal em 119,75 mm, que representa IAC anual de -1,95. Em apenas 4 meses foi registrado IAC positivos e destes, maio, setembro e dezembro, foram chuvosos e junho extremamente chuvoso. O balanço hídrico registrou em junho, excedente de 102,9 mm, que resultou em inundações e erosões, e em outubro, deficiência de 103,18 mm. Ficando evidenciado que o regime climático influência diretamente nas variações de evapotranspiração, retirada e armazenamento da água no solo e consecutivamente na qualidade de ecossistemas naturais e na atividade antropica. De maneira geral, o balanço hídrico e o IAC mostraram-se eficiente no entendimento da dinâmica climática, sobre tudo das precipitações e na indicação de volume de água a ser utilizado para a irrigação e as necessidades de obras e manejos para redução dos impactos da ação das águas correntes.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2015 André Luiz Pinto, Rafael Brugnolli Medeiros, Angélica Estigarribia São Miguel, Weslen Manari Gomes
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.