UTILIZAÇÃO DA MULTIMÍDIA NO ENSINO FUNDAMENTAL COMO INSTRUMENTO DE ENSINO DE TEMAS EM CLIMATOLOGIA

Autores

  • Ercilia Torres Steinke Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG155126454

Palavras-chave:

multimídia, materiais didáticos, climatologia.

Resumo

O ensino de temas em Climatologia, na escola, necessita de mais estudos para proporcionar resultados que auxiliem os professores a transformar as complexas questões do clima e do tempo em aulas mais interessantes, isto é, que despertem a curiosidade dos alunos e que demonstre o significado para suas vidas. Para isso, os recursos materiais são ferramentas fundamentais. Esse texto tem como objetivo apresentar os primeiros produtos do projeto "Climatologia Fácil" e demonstrar a aplicabilidade de alguns deles como material didático para contribuir com o processo de ensino-aprendizagem. Três passos foram fundamentais: a) planejamento inicial, b) desenvolvimento do conteúdo e c) aplicação em sala de aula. Os resultados mostraram que, com a adequada mediação do professor, a multimídia interativa pode ser um instrumento didático e pedagógico que estimula a dinamização nas aulas e motiva os alunos em favor do processo da efetiva aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ercilia Torres Steinke, Universidade de Brasília

Professora do Departamento de Geografia da Universidade de Brasília

Downloads

Publicado

24-09-2014

Como Citar

STEINKE, E. T. UTILIZAÇÃO DA MULTIMÍDIA NO ENSINO FUNDAMENTAL COMO INSTRUMENTO DE ENSINO DE TEMAS EM CLIMATOLOGIA. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 15, n. 51, p. 127–139, 2014. DOI: 10.14393/RCG155126454. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/26454. Acesso em: 26 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos