CARACTERÍSTICAS DA CLIMATOLOGIA DE MACAPÁ-AP
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG155026031Palavras-chave:
Amapá, aspectos climáticos, tempo de retorno, sazonalidade, classificação climáticaResumo
A falta de publicações científicas sobre os aspectos do clima do município de Macapá, capital do Estado do Amapá, tem sido um problema enfrentado pelos mais diversos setores produtivos, como a economia, a agricultura, a geração de energia, o planejamento urbano, a construção civil, etc. Pensando nessa demanda é que se elaborou este trabalho. Foi encontrado que a climatologia de base para Macapá, período 1961-1990, revela um clima bastante sazonal, com grandes volumes de precipitação no primeiro semestre do ano, diminuindo gradativamente até formar uma curta estação seca. Foi feita a análise da sazonalidade das variáveis meteorológicas, além do cálculo do Balanço Hídrico Climatológico e da Classificação Climática de Macapá, segundo diferentes metodologias, e os resultados mostram que a cidade de Macapá possui clima equatorial, com o período chuvoso estendendo-se de dezembro a julho, quando ocorre 90% do total anual de precipitação, principalmente devido a influência da Zona de Convergência Intertropical. Além disso, nos meses secos (agosto a novembro) ocorre déficit de umidade no solo e ocorre a temperatura máxima média do mês mais quente em outubro, atingindo 32,6ºC.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 João Paulo Nardin Tavares
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.