CARACTERIZAÇÃO MORFOLÓGICA E FÍSICA DE UMA CATENA (LATOSSOLO-GLEISSOLO) NO COVOAL DO CÓRREGO DA FORTALEZA, CHAPADA UBERLÂNDIA-UBERABA, UBERLÂNDIA-MG

Autores

  • Fernanda Pereira Martins Universidade Federal de Uberlândia
  • Vânia Sílvia Rosolen UNESP

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG155224618

Palavras-chave:

Covoal, Área úmida, Triângulo Mineiro

Resumo

A área de estudo corresponde ao covoal do Córrego da Fortaleza, afluente do rio Uberabinha localizado na chapada Uberlândia-Uberaba. O covoal é um microrrelevo encontrado ao longo da chapada, principalmente nas cabeceiras de drenagens, formando pequenas depressões no solo com impedimento à drenagem. Eles são compostos por morrotes presentes em maior quantidade nas bordas do covoal, tornando menos expressivos no centro, onde a presença de água é maior. O objetivo deste trabalho foi avaliar as diferenças em uma catena na cabeceira do ribeirão Fortaleza que associa Latossolo e Gleissolo a fim de determinar propriedades que podem ser usadas como elementos para a reflexão sobre a relação solo-paisagem. Para isso, fizemos análises de granulometria, porosidade total, macroporosidade, microporosidade e densidade do solo juntamente com análise da cor do solo pelo código Munsell. Foram constatadas mudanças nas propriedades físicas e químicas dos solos, com diminuição da argila da Borda para o Centro do Covoal e aumento da areia nesta mesma direção. A transição de um pedoambiente aerado para outro com baixa circulação hídrica faz com que ocorram diversas reações químicas no solo que podem ser inferidas a partir de sua cor. Com presença de solo amarelo na Borda e um solo Cinza no Centro do covoal. A análise da dinâmica destes ambientes se faz necessária para compreender sua importância ecológica e consequentemente sua imprescindível preservação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

12-12-2014

Como Citar

MARTINS, F. P.; ROSOLEN, V. S. CARACTERIZAÇÃO MORFOLÓGICA E FÍSICA DE UMA CATENA (LATOSSOLO-GLEISSOLO) NO COVOAL DO CÓRREGO DA FORTALEZA, CHAPADA UBERLÂNDIA-UBERABA, UBERLÂNDIA-MG. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 15, n. 52, p. 186–200 , 2014. DOI: 10.14393/RCG155224618. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/24618. Acesso em: 1 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos