ESPAÇOS LIVRES PÚBLICOS: RELAÇÕES ENTRE MEIO AMBIENTE, FUNÇÃO SOCIAL E MOBILIDADE URBANA

Autores

  • Patrícia Ribeiro Londe
  • Mauro das Graças Mendonça

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG154924035

Palavras-chave:

Espaços livres públicos, Meio Ambiente, Mobilidade urbana, Recreação, Lazer

Resumo

O estudo teve como objetivo realizar um diagnóstico dos espaços livres públicos (praças e parques) do setor Sul de Uberlândia/MG, em relação ao uso para fins de lazer e recreação, bem como a mobilidade urbana. A metodologia constou de pesquisa bibliográfica, análise de mapas e imagens de satélite, observações de campo e entrevistas. Foram visitados 39 praças/parques, distribuídos nos dezessete bairros do setor, dos quais apenas seis apresentam condições adequadas para a realização de caminhada e corrida. Estes espaços foram avaliados quali-quantitativamente, através de análises da infraestrutura, lazer, acessibilidade e vegetação. Quando analisada a infraestrutura, verificou-se a inexistência de bancos, sanitários e bebedouros em 54%; 89% e 95% das áreas respectivamente. Em relação ao lazer constatou-se que as quadras poliesportivas estão presentes em 44,4% destes locais. No domínio acessibilidade, 39% dos espaços possuem rampas e 26% calçadas. A vegetação esta presente em todas as áreas analisadas. Os resultados da pesquisa indicam que o setor Sul necessita de melhorias dos equipamentos e infraestruturas existentes, além da criação de novos espaços. Essas medidas minimizarão a mobilidade da população para outros setores em busca de lazer e recreação, contribuindo para a melhoria ambiental, do trânsito e da qualidade de vida da população.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patrícia Ribeiro Londe

Possui graduação em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário de Patos de Minas (2006) e especilização em Gestão e Educação Ambiental pelo Centro Universitário de Patos de Minas (2010). Tem experiência na área de Ecologia, com ênfase em Planejamento Ambiental, e na área de Educação, atuando no tema de Educação Ambiental.

Mauro das Graças Mendonça

Graduação e mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia.

Downloads

Publicado

28-03-2014

Como Citar

LONDE, P. R.; MENDONÇA, M. das G. ESPAÇOS LIVRES PÚBLICOS: RELAÇÕES ENTRE MEIO AMBIENTE, FUNÇÃO SOCIAL E MOBILIDADE URBANA. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 15, n. 49, p. 138–151, 2014. DOI: 10.14393/RCG154924035. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/24035. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos