UTILIZAÇÃO DO SISTEMA DE INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA PARA O PLANEJAMENTO E QUALIDADE DE VIDA URBANA EM TEÓFILO OTONI (MG)
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG154923812Palavras-chave:
Indicadores, Planejamento urbano, Qualidade de vidaResumo
O objetivo do presente artigo é verificar a distribuição espacial da qualidade de vida intraurbana da cidade de Teófilo Otoni, utilizando a técnica do geoprocessamento e índices sintéticos, para compreender o estado de saúde da população. Assim, para alcançar os objetivos foi necessário operacionalizar o conceito de qualidade de vida urbana, calcular índices de qualidade de vida para a dimensão ambiental, social, educacional e de saúde, para calcular um indice final de qualidade de vida urbana. Para verificar a distrbuição urbana do índice final utilizaram-se técnicas de geoprocessamento com auxílio do programa ArcGis 9.3 com mapas bases disponíveis pelo Insituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Dentre os resultados obtidos com a pesquisa, foi possível perceber que a cidade em estudo ainda não passou por uma reestruturação urbana que alterasse o modelo centro-periferia.Na saúde, verificou-se altas taxas de mortalidade infantil e a necessidade de dados mais confiáveis em escalas maiores. Os resultados permitiram também, conhecer a fragmentação do território da cidade de Teófilo Otoni e quais são os locais que mais necessitam de maiores intervenções políticas. Assim, percebe-se a importância da utilização desses estudos para o entendimento de uma realidade local que permitem aos gestores tomadas de decisão mais pontuais.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 Denise Espíndola Moraes, Silvia Swain Canôas, Rosana Passos Cambraia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.