ÁREAS PROTEGIDAS E EXPANSÃO DO USO DA TERRA NO LITORAL NORTE DO ESTADO DE SÃO PAULO
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG144823764Palavras-chave:
Áreas Protegidas, Zona Costeira, Uso da Terra.Resumo
O presente artigo apresenta o mapeamento de diferentes categorias de Unidades de Conservação do Litoral Norte do Estado de São Paulo. A identificação e definição das diferentes categorias destas áreas de proteção foram realizadas, baseada nas restrições legais definidas pelas legislações federais, estaduais e municipais vigentes, e na revisão bibliográfica do tema em questão. Desta forma, com o auxílio do software ArcGis 10 foram realizados levantamentos cartográficos de material pré-existente e através de imagens de satélites, definiu-se os limites das áreas naturais protegidas e da expansão da malha urbana na região em estudo, buscando correlacionar com a evolução da implantação das unidades de conservação nesta área, bem como com o crescimento populacional e a ascensão das atividades sociais e econômicas. Na análise final da produção cartográfica e do material bibliográfico foram identificadas as zonas de conflito quanto ao uso da terra, onde áreas legalmente protegidas estão sendo ocupadas pela expansão da mancha urbana.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 Luiz Donizetti Ruiz Junior, Regina Celia de Oliveira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.