CIDADE MÉDIA: APONTAMENTOS METODOLÓGICOS E TIPOLOGIA
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG155223678Palavras-chave:
Cidade média, Rede urbana, Metodologia, TipologiaResumo
O objetivo central deste artigo é o sistematizar contribuições metodológicas de autores que se preocupam com o estudo das cidades médias a partir das relações regionais e dinâmicas espaciais na rede urbana. Para isso, foi desenvolvida uma proposta de classificação das cidades médias destacando a especialização espacial dos processos urbanos, em nove tipos, que são: centro de serviços, centro administrativo, polo econômico, centro turístico, canal de comunicação, centro de fronteira, centro regional, centro de drenagem e consumo de renda fundiária, centro especializado. Nesse sentido, tão importante como definir preteritamente a escala de abordagem da investigação é a não definição do centro urbano como cidade média antes da realização da pesquisa, uma vez que a cidade deve ser primeiramente analisada para depois ser definida como média, considerando, para isso, a importância que ela possui no sistema urbano.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2015 Hélio Carlos Miranda de Oliveira, Beatriz Ribeiro Soares
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.