O ENSINO DE GEOGRAFIA E A LITERATURA: UMA CONTRIBUIÇÃO ESTÉTICA

Autores

  • Igor Antônio Silva Universidade Federal de Uberlândia
  • Tulio Barbosa Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG154923358

Palavras-chave:

Literatura, Estética, Crítica, Ensino de Geografia

Resumo

A relação ensino, geografia e literatura tem como centralidade a contribuição para a edificação de uma metodologia de ensino e pesquisa que permita a ampliação da compreensão das analogias geográficas pelo aluno no seu cotidiano. A literatura não é aqui compreendida como ferramenta, mas como elemento histórica, social e geográfico, isto é, não se trata de buscarmos a delimitação geográfica numa obra literária, pois entendemos que a mesma em si é, também, geográfica. As reflexões nesse trabalho objetivam construir um cabedal teórico que permita a ampliação da discussão e da prática didática e pedagógica no cotidiano da geografia escolar no ensino fundamental e médio.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Igor Antônio Silva, Universidade Federal de Uberlândia

Instituto de Geografia; Ensino de Geografia

Downloads

Publicado

28-03-2014

Como Citar

SILVA, I. A.; BARBOSA, T. O ENSINO DE GEOGRAFIA E A LITERATURA: UMA CONTRIBUIÇÃO ESTÉTICA. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 15, n. 49, p. 80–89 , 2014. DOI: 10.14393/RCG154923358. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/23358. Acesso em: 9 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos