O OLHAR DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA A PARTIR DOS PROJETOS EDUCACIONAIS NAS METRÓPOLES DE SÃO PAULO E RIO DE JANEIRO

Autores

  • Clezio dos Santos Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG144823355

Palavras-chave:

Ensino de Geografia, Formação de professores, metrópoles, projeto

Resumo

A pesquisa está presa ao entendimento do ensino de geografia feita por meio de projetos educacionais nos cursos de Licenciatura em Geografia do Centro Universitário Fundação Santo André (FSA) na metrópole de São Paulo e da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) em Nova Iguaçu na metrópole do Rio de Janeiro. O objetivo é apresentar a experiência vivenciada nos cursos de formação de professores de geografia dentro de disciplinas que tem como foco o desenvolvimento de projetos educacionais na área de geografia servindo de embasamento reflexivo na formação desses profissionais. A metodologia adotada esta presa na pesquisa qualitativa e participativa, destacando a leitura de referências chaves e acima de tudo o relato das experiências vividas. Os temas sobre a metrópole e o urbano estão sempre presentes nos projetos educacionais possibilitando o confronto entre as diferentes imagens e representações do urbano, sejam as cotidianas ou as científicas. A pesquisa é um convite a pensar em projetos no ensino de geografia articulando o potencial interdisciplinar do ambiente escolar como espaço educativo e apresenta experiências em cursos empenhados em formar professores de geografia comprometidos com os desafios do mundo atual.

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Biografia do Autor

Clezio dos Santos, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Instituto Multidisciplinar (IM), Departamento de Educação e Sociedade (DES), curso de Geografia, área de Ensino de Geografia.

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Publicado

15-12-2013

Como Citar

DOS SANTOS, C. O OLHAR DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA A PARTIR DOS PROJETOS EDUCACIONAIS NAS METRÓPOLES DE SÃO PAULO E RIO DE JANEIRO. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 14, n. 48, p. 105–119, 2013. DOI: 10.14393/RCG144823355. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/23355. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos