ANÁLISE DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA EM GEOGRAFIA MÉDICA E DA SAÚDE: ALGUMAS REFLEXÕES
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG154922635Palavras-chave:
Revista Hygeia, Geografia da Saúde, DengueResumo
A produção científica é um recurso indispensável para promover o desenvolvimento da ciência. Este artigo tem como objetivo refletir sobre a produção científica da Geografia Médica e da Saúde, para isso discute a produção de artigos científicos. Realizou-se busca na base de dados da Revista Hygeia e como método de análise o tratamento bibliométrico. As regiões sudeste, centro-oeste e sul são aquelas que mais produzem artigos científicos, destacando-se a Universidade Estadual de São Paulo e a Universidade Federal de Uberlândia. As principais doenças e enfermidades identificadas são a dengue, as doenças respiratórias, doença de Chagas, leptospirose, hanseníase e malária. Conclui-se que os indicadores bibliométricos são eficientes quando os dados são detalhadamente trabalhados e eficazes quando cautelosamente analisados, esse conjunto permite um diagnóstico do real, portanto, dos temas e enfermidades emergentes no estudo da Geografia Médica e da Saúde.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 Romero de Albuquerque Maranhão
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.