O ENSINO DE GEOGRAFIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA): UMA PERSPECTIVA METODOLÓGICA A PARTIR DOS MOVIMENTOS MIGRATÓRIOS BRASILEIROS

Autores

  • João Vitor Gobis Verges Colégio Objetivo de Jarinu Colégio Objetivo de Valinhos Secretaria Municipal de Educação de Itatiba-SP

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG144520996

Palavras-chave:

EJA, Ensino de Geografia, Migrações, Autonomia

Resumo

Com este artigo busca-se entrelaçar o prisma do ensino de Geografia com as demandas efetivas da Educação de Jovens e Adultos (EJA), expondo as necessidades de solidificação desta modalidade pedagógica mediante os quadros relativos à educação no Brasil. Para isso, faz-se consideração sobre os referenciais históricos da EJA, uma análise concernente aos dados mais recentes do Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2010 sobre a educação e, por fim, apresenta-se uma prosposta didática para a temática das migrações no território nacional trabalhada junto à 7ª série da EMEB "Inês Prado Zamboni" em Itatiba-SP. O intuito geral dessa abordagem está centrado em uma educação para a autonomia e o posicionamento crítico em relação às estruturações históricas e geográficas do território brasileiro, compondo uma contribuição reflexiva e prática para as demarcações e delineações da Educação de Jovens e Adultos em nosso país. Em termos metodológicos, foram utilizadas a pesquisa bibliográfica, a análise de seqüências didáticas, a análise de dados estatísticos e a descrição de trabalho prático.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Vitor Gobis Verges, Colégio Objetivo de Jarinu Colégio Objetivo de Valinhos Secretaria Municipal de Educação de Itatiba-SP

Licenciado em Geografia pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da UNESP - Campus de Presidente Prudente. Atualmente é discente de mestrado da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Campus de Francisco Beltrão. Atua como docente no ensino básico e na Educação de Jovens e Adultos (EJA) nos municípios de Jarinu-SP, Valinhos-SP e Itatiba-SP.

Downloads

Publicado

27-03-2013

Como Citar

VERGES, J. V. G. O ENSINO DE GEOGRAFIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA): UMA PERSPECTIVA METODOLÓGICA A PARTIR DOS MOVIMENTOS MIGRATÓRIOS BRASILEIROS. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 14, n. 45, p. 152–160, 2013. DOI: 10.14393/RCG144520996. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/20996. Acesso em: 26 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos