EDUCAÇÃO AMBIENTAL: ATUAÇÃO DO PELOTÃO DE POLÍCIA AMBIENTAL DO ESTADO DE SERGIPE
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG144619866Palavras-chave:
policiais ambientais, alunos, temas ambientais.Resumo
Diante da demasiada pressão humana sobre os recursos ambientais, causando enormes prejuízos estratégicos em termos de recursos naturais e biodiversidade, torna-se necessária a adoção de atividades de educação ambiental, no sentido de estimular a mudança de comportamentos, hábitos e atitudes. O Pelotão Ambiental realiza atividades de educação ambiental formal e não formal. As exposições permitem uma reflexão da ação do homem sobre os recursos naturais, permitindo mostrar algumas ações realizadas pelos policiais do Pelotão Ambiental e materiais usados no serviço. As palestras permitem a abordagem dos diferentes temas ambientais: poluição sonora, extração ilegal de minérios, tráfico ilegal de animais silvestres, tráfico ilegal de produtos florestais e outros. As trilhas são ferramentas de educação ambiental no meio natural, sendo realizadas com os policiais militares ambientais e alunos, permitindo o contato com a natureza de forma prática. São abordados: fauna e flora, tópicos da dendrologia, equilíbrio ambiental, recursos hídricos, dentre outros. A educação ambiental realizada pelo Pelotão Ambiental são ações isoladas e pontuais, restritas somente a datas ambientais comemorativas ou eventos escolares. São necessárias de caráter dinâmico e permanente em conformidade com o que pregoa a Política Nacional de Educação Ambiental.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2013 Cristiano Cunha Costa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.