CIDADE, PLANEJAMENTO E GESTAO URBANA: O ESTUDO DE IMPACTO DE VIZINHANCA (EIV) E A PARTICIPACAO POPULAR

Autores

  • Valter Vinicius Vetore Alves Universidade Estadual de Londrina - UEL
  • Kelton Gabriel Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG144619851

Palavras-chave:

Estudo de Impacto de Vizinhança, Planejamento e Gestão Urbana, Urbanização, Participação Popular

Resumo

Na atual fase de modernização dos processos materiais e imateriais a cidade se torna hoje foco principal de sua espacialidade. Estes processos consolidam de forma acentuada o fenômeno da urbanização. A produção do espaço urbano se torna cada dia mais complexo por estar diretamente ligada a lógica da produção e da reprodução do capital sobre este espaço. Esta lógica do capital não está, de forma alguma, voltada ao interesse comum. Desta forma, há pouco tempo os mecanismos de gestão territorial se direcionam no sentido de criar instrumentos de planejamento e gestão urbana voltados ao interesse social e a qualidade de vida no espaço urbano, dando voz à participação popular na tomada de decisões sobre novos empreendimentos. Um destes instrumentos é o Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV). A partir dele, com a dialética aqui proposta, existe a possibilidade de consolidação dessa participação popular em busca de um direito, o direito a cidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Valter Vinicius Vetore Alves, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Possui graduado em Geografia pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), com habilitação em Licenciatura no ano de 2009. Participou de iniciação científica na modalidade de extensão no projeto Assessoria e Acompanhamento à Implantação do Programa de Coleta Seletiva e Compostagem de Resíduos Sólidos da UEL RECICLAUEL. Além de outras pesquisas na área de Geografia, desenvolveu estudos sobre o Ensino de Geografia, Meio Ambiente e Geografia Agrária. Hoje desenvolve estudos na área de Políticas Públicas voltadas ao Planejamento Urbano. Durante a graduação foi bolsista da Secretaria de Estado da Administração e da Previdência SEAP e atualmente é estagiário da Diretoria de Planejamento Urbano do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina IPPUL .Atualmente é aluno regular do Programa de Pós Graduação em Geografia pela Universidade Estadual de Londrina na condição de mestrando concomitantemente com o Curso de Bacharelado em Geografia pela mesma universidade.

Kelton Gabriel, Universidade Estadual de Londrina

Geógrafo e licenciado em Geografia graduado pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2005), mestre em Geografia pela UFPR (2011) e doutorando em Geografia pela UEL (2012). Aplica-se em estudos de Geografia Humana, com ênfase em Geografia do Cotidiano e atuando principalmente nos seguintes temas: psicogeografia, espacialidade de imigrantes, espacialização nipônica, espacialidade pessoal em áreas de risco, reconstrução cultural de áreas, reconstrução de paisagens, epistemologia da Geografia, Cotidiano, Global e Local.

Downloads

Publicado

08-07-2013

Como Citar

ALVES, V. V. V.; GABRIEL, K. CIDADE, PLANEJAMENTO E GESTAO URBANA: O ESTUDO DE IMPACTO DE VIZINHANCA (EIV) E A PARTICIPACAO POPULAR. Caminhos de Geografia, Uberlândia, MG, v. 14, n. 46, p. 86–92, 2013. DOI: 10.14393/RCG144619851. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/19851. Acesso em: 8 dez. 2022.

Edição

Seção

Artigos