CENTRALIDADE E DINÂMICA IMOBILIÁRIA EM LONDRINA (PR): CONSIDERAÇÕES A PARTIR DA AVENIDA TIRADENTES
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG144519801Palavras-chave:
centralidade, capital incorporador, estruturação urbanaResumo
Este artigo tem por objetivo a discussão do processo de estruturação urbana em Londrina, a partir de padrões de centralidade e atuação do capital incorporador sobre a Avenida Tiradentes, uma das mais importantes vias de circulação e troca de mercadorias da cidade. Foi projetada e construída como via arterial, fazendo a ligação da área central com a zona oeste da cidade e com outras cidades vizinhas. Ao longo das últimas décadas do século XX, acompanhou um processo de concentração de atividades comerciais das mais diversas, tanto no que diz respeito ao tipo dos estabelecimentos quanto ao público consumidor. É também apontada em alguns estudos como um desdobramento da área central, inserida num movimento de descentralização e redefinição da centralidade em Londrina. Partindo de tais elementos, o artigo busca discutir as lógicas de atuação de diferentes agentes, bem como suas articulações na produção desta centralidade, dando ênfase ao capital incorporador.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2013 Danilo Marcondes Alcantara
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.