URBANIZAÇÃO EFETIVA E DENSIDADE DE DOMICÍLIOS NA REGIÃO OCEÂNICA DE NITERÓI (RJ) ENTRE 1976 E 2010

Autores

  • Thiago Henriques Fontenelle Universidade Federal Fluminense (UFF) Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
  • Wanderson Barreto Corrêa Universidade Federal Fluminense (UFF)

Palavras-chave:

Planejamento urbano, planejamento ambiental, urbanismo, Piratininga, Camboinhas, Região Oceânica, Niterói, Censo 2010, urbanização, setor censitário.

Resumo

A Região Oceânica do município de Niterói (RJ) tem sido objeto de intensa especulação imobiliária nas últimas décadas, associando o ideário de paisagens naturais e qualidade de vida a um modelo de habitações predominantemente voltado para população de alto padrão aquisitivo. Neste sentido, este trabalho objetiva analisar a expansão tanto do perímetro urbano como da densidade de domicílios da região no período entre 1976 e 2010, associando ainda a situação atual com o zoneamento urbano-ambiental vigente. A análise histórica, a geoestatística e um conjunto variado de geotecnologias foram as principais ferramentas utilizadas para produção e análise de dados. Em conjunto com estas ferramentas, é proposta uma metodologia alternativa de tratamento de dados censitários e avaliação de densidades de domicílios por unidade de área. Os resultados demonstram o crescimento de 112% da área urbanizada da Região Oceânica, enquanto o número de domicílios cresceu na ordem de 600%, remontando ao processo interligado de avanço tanto via expansão em área quanto via aumento de densidade. Em comparação com o zoneamento, há esgotamento para incorporação de novas áreas perimetrais, o que aponta para um aprofundamento ainda maior do aumento de densidades demográficas nas próximas décadas assim como da pressão sobre os geossistemas costeiros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thiago Henriques Fontenelle, Universidade Federal Fluminense (UFF) Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Bacharel e Licenciado em Geografia pela Universidade Federal Fluminense. Especializado em Dinâmicas Urbano-Ambientais e Gestão do Território pela UERJ. Mestre em Dinâmica dos Oceanos e da Terra pela UFF. Atuou de março/2009 a março/2011 como Analista Censitário - Especialista em Geoprocessamento - na Coordenação de Geografia (CGEO) do IBGE. Desde janeiro/2012 desenvolve atividades na Superintendência de Planejamento de Recursos Hídricos da Agência Nacional de Águas (SPR/ANA).

Downloads

Publicado

27-03-2013

Como Citar

Fontenelle, T. H., & Corrêa, W. B. (2013). URBANIZAÇÃO EFETIVA E DENSIDADE DE DOMICÍLIOS NA REGIÃO OCEÂNICA DE NITERÓI (RJ) ENTRE 1976 E 2010. Caminhos De Geografia, 14(45). Recuperado de https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/18178

Edição

Seção

Artigos