REFLEXÕES SOBRE A IMPORTÂNCIA DO LUGAR NAS INTERAÇÕES SOCIOAMBIENTAIS

Autores

  • Márcio Balbino Cavalcante Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG144517874

Palavras-chave:

Lugar, Sociedade-natureza, Geografia, Epistemologia

Resumo

Na construção de práticas sociais, o homem busca na natureza os recursos necessários para a sua sobrevivência e para o seu desenvolvimento econômico, social e político. Essa relação caracteriza um paradigma global: a interdependência entre homem e natureza. Contudo, os sistemas naturais não podem estar desvinculados das políticas de desenvolvimento local, regional, nacional e global. Temos que reconhecer as especificidades das inter-relações entre os processos naturais e culturais. Nesse sentido, não se pode remeter essa relação a um problema metodológico: apreensão holística da realidade de forma superficial, ou seja, apreensão global das relações que se processam no espaço geográfico e que podem conduzir a uma generalização e simplificação da realidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Márcio Balbino Cavalcante, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Membro do Programa de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - PPGe/UFRN. Pós-Graduação em Ciências Ambientais pelas Faculdades Integradas de Patos - FIP e Graduado em Geografia pela Universidade Estadual da Paraíba - UEPB. Geógrafo-Pesquisador do Terra - Grupo de Pesquisa Urbana, Rural e Ambiental da UEPB/CNPq.

Downloads

Publicado

27-03-2013

Como Citar

CAVALCANTE, M. B. REFLEXÕES SOBRE A IMPORTÂNCIA DO LUGAR NAS INTERAÇÕES SOCIOAMBIENTAIS. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 14, n. 45, p. 30–35, 2013. DOI: 10.14393/RCG144517874. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/17874. Acesso em: 22 fev. 2024.

Edição

Seção

Artigos