CLIMA, AMBIENTE E SAÚDE: UM RESGATE HISTÓRICO
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG134217840Palavras-chave:
clima, ambiente, saúdeResumo
Este artigo teve por objetivo a realização de uma revisão teórica acerca da Climatologia Médica e sua relação com a saúde humana. A metodologia consistiu em uma revisão bibliográfica e consultas em acervos, visando coletar diversas fontes e informações acerca da interação sociedade natureza, bem como da climatologia médica, buscando correlacionar o ambiente e o clima com a saúde humana. Por meio do resgate histórico demonstrou-se que houve uma grande mudança de como o clima é visto pela sociedade e pelos acadêmicos. Há vários estudos que indicam que as mudanças climáticas nas diversas escalas (global, regional e local) influenciam direta e indiretamente a saúde humana, seja influenciando a proliferação de vetores de doenças e agentes infecciosos ou criando condições favoráveis para o aumento de casos por questões inerentes a uma determinada doença.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2012 Bárbara Beatriz da Silva Nunes, Paulo Cezar Mendes
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.