FISIOGRAFIA DA SUB-BACIA DO RIO DAS PEDRAS, EM UBERLÂNDIA E TUPACIGUARA/MG: SUBSÍDIOS PARA GESTÃO DE RECURSOS NATURAIS
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG144516824Palavras-chave:
Bacia hidrográfica, mapeamento, fisiografia, recursos naturaisResumo
O estudo da fisiografia de bacias hidrográficas rurais deve fornecer subsídios para o manejo eficiente dos recursos naturais, visando proteger o meio ambiente e o produtor. Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa dedicada à caracterização fisiográfica da sub-bacia do rio das Pedras, nos municípios de Uberlândia e Tupaciguara/MG. Utilizando-se de cartas topográficas da Diretoria de Serviço Geográfico (DSG) do Exército na escala de 1:25.000, pôde-se obter uma série de dados morfométricos e informações temáticas através da vetorização manual, principalmente no Spring 5.1 e ArcGIS 9.2 . A sub-bacia hidrográfica do rio das Pedras possui uma área de 422.02 km². Sua hierarquia fluvial máxima é de 5ª ordem de magnitude, apresentando uma drenagem predominantemente dendrítica, porém com alguns segmentos retangulares. Em sua área há predominância de relevo suavemente ondulado e ondulado, com declividade média de 9,3%. A bacia hidrográfica possui 50,9% de sua área na classe de altitude entre 800 e 850 metros. Seu formato é alongado, como comprova o fator de forma de 0,17, seu coeficiente de compacidade de 1,53 e índice de circularidade de 0,41. O valor da densidade de drenagem é de 0,99 km/ km² e a freqüência de rios é de 0,52 segmentos/ km². Estes e outros aspectos relacionados à dinâmica geoambiental da sub-bacia foram destacados, proporcionando subsídios para futuras iniciativas de manejo sustentável dos recursos naturais disponíveis.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2013 Gabriel Albuquerque Ferreira, Vanderlei de Oliveira Ferreira, Jorge Luís Silva Brito
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.