PENSANDO A RELAÇÃO SOCIEDADE-NATUREZA NA GEOGRAFIA: APONTAMENTOS PARA A GEOGRAFIA SOCIOAMBIENTAL

Autores

  • Luiz Gustavo Bizerra de Lima Morais UEPB
  • Josandra Araujo Barreto de Melo UEPB

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG144516797

Palavras-chave:

Meio ambiente e Geografia, Paradigma da Geografia Socioambiental, Visão holística

Resumo

A Geografia nasceu enquanto ciência no século XIX e, desde então, teve na relação entre a sociedade e a natureza o delineamento do seu objeto de estudo. As diferentes visões acerca desse objeto se expressaram através de correntes de pensamento distintas, partindo do determinismo até chegar ao momento atual, em que se verifica uma interação ou uma visão holística, expressa pela um nível maior de complexidade nas relações. Esta nova concepção, mais integradora, nasce diante da necessidade de se pensar formas mais racionais de uso da natureza, em virtude de sua degradação e, ao mesmo tempo, em decorrência dos problemas sociais relacionadosa mesma.Através do levantamento bibliográfico acerca da epistemologia da Geografia, pretende-se discutir a gênese da corrente ecológica nesta ciência, assim como, a relevância do paradigma Socioambiental, escopo atual desta linhagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiz Gustavo Bizerra de Lima Morais, UEPB

Graduando do 4° ano do curso de Licenciatura plena da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e há três anos atua como professor pró-tempore do Estado da Paraíba lotado na E.E.E.F.M. Jornalista José Leal Ramos.

Josandra Araujo Barreto de Melo, UEPB

Possui Graduação em Licenciatura em Geografia pela Universidade Estadual da Paraíba (1999), Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal da Paraíba (2002) e Doutorado em Recursos Naturais pela Universidade Federal de Campina Grande (2010). Atualmente, é professora da Universidade Estadual da Paraíba, atuando na área de Prática de Ensino de Geografia, Estágio Supervisionado e utilização de geotecnologias na gestão e análise ambiental e no ensino de Geografia.

Downloads

Publicado

27-03-2013

Como Citar

MORAIS, L. G. B. de L.; DE MELO, J. A. B. PENSANDO A RELAÇÃO SOCIEDADE-NATUREZA NA GEOGRAFIA: APONTAMENTOS PARA A GEOGRAFIA SOCIOAMBIENTAL. Caminhos de Geografia, Uberlândia, MG, v. 14, n. 45, p. 22–29, 2013. DOI: 10.14393/RCG144516797. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/16797. Acesso em: 3 dez. 2022.

Edição

Seção

Artigos