ANÁLISE DE PAISAGENS TURÍSTICAS DA PRAIA DE JENIPABU (RN) COM A UTILIZAÇÃO DE INDICADORES DE QUALIDADE VISUAL: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA O TURISMO SUSTENTÁVEL

Autores

  • Ilton Araújo Soares Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente - UFRN
  • Carla Stefanea Cabral de Medeiros Tecnóloga em Hotelaria; Graduada em Turismo
  • Antônio Sales Filho Graduado em Turismo

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG144516772

Palavras-chave:

Paisagem turística, Indicadores de qualidade visual, Jenipabu, Turismo sustentável, Planejamento ambiental

Resumo

As paisagens estão entre os principais responsáveis pela atratividade dos destinos turísticos, ao mesmo tempo em que - muitas vezes - são degradadas devido a práticas ambientalmente insustentáveis da atividade turística. Diante desse contexto, este trabalho tem como objetivo investigar a qualidade visual das paisagens turísticas da Praia de Jenipabu/RN e contribuir para seu uso de forma sustentável. Para isso utilizou-se como suporte teórico o método sistêmico e como metodologia um conjunto de indicadores de qualidade visual da paisagem. Constatou-se que o conjunto de elementos naturais representados pelos indicadores utilizados na pesquisa confere relevante qualidade visual às paisagens de Jenipabu. Os indicadores naturalidade e diversidade são os mais representativos na análise das paisagens em tela, sendo seus elementos de grande importância para a configuração da paisagem natural e turística. Não foram percebidos impactos de grande magnitude para degradação dos elementos paisagísticos, tornando-os assim, com alto grau de naturalidade. Entretanto, para a prática do turismo sustentável e manutenção da qualidade natural e turística das paisagens faz-se necessário respeitar a fragilidade dos ecossistemas naturais e o plano de manejo da área de proteção ambiental onde se encontram os elementos que compõem as paisagens analisadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

27-03-2013

Como Citar

SOARES, I. A.; MEDEIROS, C. S. C. de; SALES FILHO, A. ANÁLISE DE PAISAGENS TURÍSTICAS DA PRAIA DE JENIPABU (RN) COM A UTILIZAÇÃO DE INDICADORES DE QUALIDADE VISUAL: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA O TURISMO SUSTENTÁVEL. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 14, n. 45, p. 110–124, 2013. DOI: 10.14393/RCG144516772. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/16772. Acesso em: 25 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos