ABORDAGENS METODOLÓGICAS DA GEOGRAFIA AGRÁRIA CLÁSSICA BRASILEIRA
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG134216730Palavras-chave:
Epistemologia, História do Pensamento Geográfico, Método, Geografia Agrária, Geografia Clássica.Resumo
O presente estudo apresenta um levantamento bibliográfico da produção na geografia agrária em periódicos científicos da geografia, durante os anos de 1941 a 1960, visando identificar as abordagens metodológicas utilizadas nos estudos agrários. Sob a influência do método indutivo, com características essencialmente descritivas através dos trabalhos empíricos, a geografia agrária brasileira mostrou uma variedade de abordagens metodológicas, que muitas vezes, passaram despercebidas ou ocultadas devido às generalizações e classificações das escolas do pensamento geográfico. Dessa forma, analisando as diferentes concepções teórico-metodológicas nos estudos geográficos do rural, elucidamos a ideia da diversidade das abordagens metodológicas na geografia clássica, apesar do predomínio do método indutivo-empírico-descritivo.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2012 Flamarion Dutra Alves
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.