GEOTECNOLOGIAS COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE GEOGRAFIA: EXPERIÊNCIA COM O GOOGLE EARTH

Autores

  • Fábio Gonçalves da Silva
  • Celso Dal Ré Carneiro

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG134116679

Palavras-chave:

Geotecnologias, Ensino de geografia, Educação.

Resumo

O presente artigo avalia formas de se inserir produtos gerados pelas geotecnologias, na disciplina Geografia da educação básica. Tais recursos didáticos podem ser adaptadas pelo professor de acordo com seu domínio do conteúdo. Ao mesmo tempo, contribuem para formação mais abrangente dos alunos, tornam as aulas atraentes e facilitam o alcance de diversos objetivos. Descreve-se atividade desenvolvida com uma turma do 2º ano do ensino médio de escola pública do município de Feira de Santana, Bahia, na qual foram utilizadas imagens Google Earth, fotografias aéreas verticais e notícias da internet, para discutir com os alunos um tema polêmico, relacionado á ampliação do aeroporto internacional de Salvador, Bahia. Os alunos puderam refletir sobre os impactos que obras de grande porte podem causar na Área de Preservação Ambiental Lagoas e Dunas do Abaeté e refletir sobre seu papel como cidadãos na tomada de decisões em assuntos de interesse coletivo. Foi possível introduzi-los a certa contextualização da ciência e da tecnologia como elaborações humanas com fins políticos e econômicos, vinculados a determinado contexto histórico.

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Publicado

15-03-2012

Como Citar

DA SILVA, F. G.; CARNEIRO, C. D. R. GEOTECNOLOGIAS COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE GEOGRAFIA: EXPERIÊNCIA COM O GOOGLE EARTH. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 13, n. 41, p. 329–342, 2012. DOI: 10.14393/RCG134116679. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/16679. Acesso em: 27 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos