ESTRUTURA FITOSSOCIOLÓGIA DE CAMPO SUJO NO MUNICÍPIO DE CATALÃO - GO

Autores

  • Flávia da Silva de Oliveira Ferreira UFG Catalão-GO
  • Edivane Cardoso UFG Catalão-GO

Palavras-chave:

Cerrado. Fazenda Pé do Morro. Fitogeografia.

Resumo

A acelerada destruição do bioma cerrado tem colocado em risco a sobrevivência da sua fauna e flora com expressivos danos ambientais. Estudos da vegetação contribuem para o conhecimento da biota e fornecem informações relacionadas a biodiversidade e formas de sua recuperação e conservação. O estudo teve como objetivo realizar levantamento fitossociológico em área com fitofisionomia de campo sujo. Na área analisada, denominada Fazenda Pé do Morro, de propriedade da Universidade Federal de Goiás (UFG), foram alocadas 70 parcelas de 10x10m (0,7 ha) ao longo de manchas de fisionomia de campo sujo. Amostraram-se indivíduos lenhosos com pelo menos cinco centímetros de diâmetro a 30 cm da superfície do solo. Foram encontrados 479 indivíduos, distribuídos em 55 espécies e 25 famílias botânicas. O índice de diversidade de Shannon (H') obtido foi de 3,404 nats/indivíduo. O índice de Simpson (D) foi de 0,047, indicando baixa diversidade em relação a outros estudos. A partir dos dados obtidos, verifica-se que as 10 espécies mais importantes detêm 55,22% do índice de Valor de Importância (IVI), sendo estas: Piptocarpha rotundifolia (Less.) Baker, Erythroxylum tortuosum Mart., Qualea grandiflora Mart., Connarus suberosus Planch., Roupala montana Aubl., Curatella americana L., Davilla elliptica St. Hil., Stryphnodendron polyphyllum Mart., Diospyros hispida A. DC. e Stryphnodendron adstringens (Mart.) Cov. As espécies relatadas anteriormente também representaram mais de 40% do índice de Valor de Cobertura. O estudo propiciou o conhecimento a respeito da composição da comunidade lenhosa, além de verificar a distribuição da fisionomia de campo sujo na fazenda Pé do Morro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Flávia da Silva de Oliveira Ferreira, UFG Catalão-GO

Licenciada em Ciências Biológicas pela UFG, Campus Catalão

Edivane Cardoso, UFG Catalão-GO

Licenciado e bacharel em ciências biológicas, mestre em Geografia e doutor em Ecologia. Atua como professor visitante na UFG campus Catalão.

Downloads

Publicado

27-03-2013

Como Citar

Ferreira, F. da S. de O., & Cardoso, E. (2013). ESTRUTURA FITOSSOCIOLÓGIA DE CAMPO SUJO NO MUNICÍPIO DE CATALÃO - GO. Caminhos De Geografia, 14(45). Recuperado de https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/16661

Edição

Seção

Artigos