PRÁTICAS E REFLEXÕES NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GEOGRAFIA NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA

Autores

  • Telma Lucia Bezerra ALVES Maria Lucia Alves Bezerra
  • Aldo Gomes LEANDRO
  • Renata da Silva BARBOSA

Palavras-chave:

(educação, ensino, didática)

Resumo

A formação de professores constitui uma questão central da educação brasileira, necessitando uma reflexão mais ampla a respeito da natureza e dos objetivos das licenciaturas. Para isso há que se realizar uma análise da trajetória da Geografia como ciência e como disciplina escolar, identificando os aspectos de proximidade e de divergência entre ambas e as avaliações dos relatos dos estágios já ocorridos. O Estágio da Licenciatura em Geografia, da Universidade Estadual da Paraíba, Campus I, Campina Grande, apresenta algumas características que devem ser repensadas. Sendo assim, o presente trabalho visa contribuir com essa perspectiva trazendo para a discussão científica uma experiência de estágio supervisionado vivenciada em uma turma do 9º ano "C" da Escola Estadual de Ensino Fundamental de Aplicação, em Campina Grande-PB. Discute-se em primeiro lugar, o processo de institucionalização da Geografia no Brasil, a evolução do ensino, as mudanças na concepção de estágio e o processo ensino-aprendizagem. Os principais resultados mostraram que é preciso desmistificar a concepção corrente na maioria das Universidades brasileiras de que o estágio é uma mera aplicação de técnicas e conteúdos, reconhecendo que este, na verdade, é uma oportunidade de parceria entre a Universidade e a Escola, onde se produz conhecimentos e se gera reflexões. Ainda convém lembrar, que se faz necessário avaliar constantemente o processo didático de ensino e aprendizagem, buscando novas maneiras de dinamizar as aulas, e as transposições didáticas dos conhecimentos científicos para a educação escolar, uma vez que os alunos geralmente se mostram interessados em metodologias diferenciadas, que atraiam sua atenção e estejam relacionadas com a sua realidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Telma Lucia Bezerra ALVES, Maria Lucia Alves Bezerra

Possui graduação (Licenciatura Plena) em Geografia, pela Universidade Estadual da Paraíba, UEPB (2009). Atualmente é Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Recursos Naturais, pela Universidade Federal de Campina Grande, UFCG, Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES e Membro do Grupo de Estudos de GeoAmbiência, da Universidade Estadual da Paraíba. Possui Experiência na área de Docência e desenvolve pesquisas com atuação nas seguintes áreas: climatologia geográfica, ciência ambiental, bacias hidrográficas, Educação e Planejamento escolar.

Aldo Gomes LEANDRO

Possui Mestrado em Geografia pela Universidade Federal da Paraíba (2006) e Graduação em Geografia pela Universidade Federal da Paraíba (Bacharelado, 1992 e Licenciatura, 1995). Atualmente é Professor Substituto T-40 no Departamento de História e Geografia da Universidade Estadual da Paraíba e cursa o Doutorado em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco. As áreas de atuação abrangem Geografia Urbana; Turismo, Imagem da cidade e Cultura Urbana; Educação Patrimonial e Ensino de Geografia.

Renata da Silva BARBOSA

Possui graduação (Licenciatura Plena) em Geografia, pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), 2009.

Downloads

Publicado

23-10-2011

Como Citar

ALVES, T. L. B., LEANDRO, A. G., & BARBOSA, R. da S. (2011). PRÁTICAS E REFLEXÕES NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GEOGRAFIA NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA. Caminhos De Geografia, 12(39). Recuperado de https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/16577

Edição

Seção

Artigos