PRÁTICAS E REFLEXÕES NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GEOGRAFIA NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA

Autores

  • Telma Lucia Bezerra Alves Maria Lucia Alves Bezerra
  • Aldo Gomes Leandro
  • Renata da Silva Barbosa

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG123916577

Palavras-chave:

estágio supervisionado, ensino de geografia, formação do professor.

Resumo

A formação de professores constitui uma questão central da educação brasileira, necessitando uma reflexão mais ampla a respeito da natureza e dos objetivos das licenciaturas. Para isso há que se realizar uma análise da trajetória da Geografia como ciência e como disciplina escolar, identificando os aspectos de proximidade e de divergência entre ambas e as avaliações dos relatos dos estágios já ocorridos. O Estágio da Licenciatura em Geografia, da Universidade Estadual da Paraíba, Campus I, Campina Grande, apresenta algumas características que devem ser repensadas. Sendo assim, o presente trabalho visa contribuir com essa perspectiva trazendo para a discussão científica uma experiência de estágio supervisionado vivenciada em uma turma do 9º ano "C" da Escola Estadual de Ensino Fundamental de Aplicação, em Campina Grande-PB. Discute-se em primeiro lugar, o processo de institucionalização da Geografia no Brasil, a evolução do ensino, as mudanças na concepção de estágio e o processo ensino-aprendizagem. Os principais resultados mostraram que é preciso desmistificar a concepção corrente na maioria das Universidades brasileiras de que o estágio é uma mera aplicação de técnicas e conteúdos, reconhecendo que este, na verdade, é uma oportunidade de parceria entre a Universidade e a Escola, onde se produz conhecimentos e se gera reflexões. Ainda convém lembrar, que se faz necessário avaliar constantemente o processo didático de ensino e aprendizagem, buscando novas maneiras de dinamizar as aulas, e as transposições didáticas dos conhecimentos científicos para a educação escolar, uma vez que os alunos geralmente se mostram interessados em metodologias diferenciadas, que atraiam sua atenção e estejam relacionadas com a sua realidade.

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Biografia do Autor

Telma Lucia Bezerra Alves, Maria Lucia Alves Bezerra

Possui graduação (Licenciatura Plena) em Geografia, pela Universidade Estadual da Paraíba, UEPB (2009). Atualmente é Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Recursos Naturais, pela Universidade Federal de Campina Grande, UFCG, Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES e Membro do Grupo de Estudos de GeoAmbiência, da Universidade Estadual da Paraíba. Possui Experiência na área de Docência e desenvolve pesquisas com atuação nas seguintes áreas: climatologia geográfica, ciência ambiental, bacias hidrográficas, Educação e Planejamento escolar.

Aldo Gomes Leandro

Possui Mestrado em Geografia pela Universidade Federal da Paraíba (2006) e Graduação em Geografia pela Universidade Federal da Paraíba (Bacharelado, 1992 e Licenciatura, 1995). Atualmente é Professor Substituto T-40 no Departamento de História e Geografia da Universidade Estadual da Paraíba e cursa o Doutorado em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco. As áreas de atuação abrangem Geografia Urbana; Turismo, Imagem da cidade e Cultura Urbana; Educação Patrimonial e Ensino de Geografia.

Renata da Silva Barbosa

Possui graduação (Licenciatura Plena) em Geografia, pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), 2009.

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Publicado

15-09-2011

Como Citar

ALVES, T. L. B.; LEANDRO, A. G.; BARBOSA, R. da S. PRÁTICAS E REFLEXÕES NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GEOGRAFIA NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 12, n. 39, p. 245–254, 2011. DOI: 10.14393/RCG123916577. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/16577. Acesso em: 26 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos