REGIAO METROPOLITANA DE FORTALEZA: O MUNICÍPIO DE CAUCAIA NA DINÂMICA DE INTEGRAÇÃO E MOBILIDADE INTRAMETROPOLITANA

Autores

  • Tiago Estevam Gonçalves IFCE

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG124016554

Palavras-chave:

Metropolização, integração, mobilidade, região metropolitana

Resumo

A mobilidade da população, quando relacionada ao fenômeno de metropolização, reflete o grau de integração da aglomeração, o papel desempenhado, as funções e a complementaridade entre os municípios integrantes da RMF. No que tange ao desenvolvimento da Região Metropolitana de Fortaleza, dada a dinâmica intrametropolitana na contemporaneidade, algumas questões do fenômeno de metropolização tornam-se imprescindíveis a serem estudadas. Desse modo o artigo procura refletir sobre a integração intrametropolitana do munícipio de Caucaia. Esse é o maior município da região metropolitana de Fortaleza em área e é o segundo mais populoso, perdendo somente para metrópole Fortaleza. A proximidade com a capital atraiu moradores, principalmente, a questão da rapidez de locomoção. O acesso é rápido, pois existe infraestrutura: rodoviárias, ferroviárias e um sistema de transporte coletivo. O trabalho possui um caráter teórico, com base em dados do IBGE e do grupo de pesquisa nacional Observatório das Metrópoles.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tiago Estevam Gonçalves, IFCE

Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará -IFCE. Mestre em Geografia pela Universidade Federal do Ceará- UFC

Downloads

Publicado

31-12-2011

Como Citar

GONÇALVES, T. E. REGIAO METROPOLITANA DE FORTALEZA: O MUNICÍPIO DE CAUCAIA NA DINÂMICA DE INTEGRAÇÃO E MOBILIDADE INTRAMETROPOLITANA. Caminhos de Geografia, Uberlândia, MG, v. 12, n. 40, p. 144–154, 2011. DOI: 10.14393/RCG124016554. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/16554. Acesso em: 9 dez. 2022.

Edição

Seção

Artigos