IDENTIFICAÇÃO DE ÁREAS RELEVANTES PARA CONSERVAÇÃO COM BASE EM INDICADORES BIOLÓGICOS: SUBSÍDIO AO ZONEAMENTO DE DOIS PARQUES NACIONAIS NO CERRADO BRASILEIRO

Autores

  • Reuber Albuquerque Brandão Departamento de Engenharia Florestal, Universidade de Brasília
  • Renata Dias Françoso Programa de Pós-graduação em Ecologia, Universidade de Brasília
  • Victor Botelho Graça Veras Batista Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG124016524

Palavras-chave:

Zoneamento, Unidade de Conservação, Parque Nacional

Resumo

A identificação de zonas de manejo de uma unidade de conservação é uma peça-chave para o sucesso de sua gestão. Esse zoneamento, proposto no plano de manejo, baseia-se nos atributos dos ecossistemas inseridos nos limites e entorno da unidade de conservação. No entanto, a proposição de zonas geralmente é um processo mais empírico que técnico. Isso ocorre devido à carência de ferramentas capazes de unir atributos ambientais e valores biológicos dispersos na paisagem. Aqui é apresentada uma ferramenta de análise que identifica regiões de diferentes graus de relevância biológica com base no cruzamento de camadas de informação espacial (declividade, altimetria, classes de vegetação), com um índice denominado Valor de Importância Biológica (VIB) produzido pela riqueza e grau de ameaça da fauna em diferentes pontos amostrais. Os registros pontuais de fauna foram obtidos durante uma Avaliação Ecológica Rápida dos Parques Nacionais da Serra da Bodoquena e Chapada dos Guimarães para seu plano de manejo. A importância das diferentes camadas de informação (biológica e espacial) foi ponderada utilizando ferramentas de GIS. Este método representou eficientemente as características da paisagem, ajudou a delimitar a zona de amortecimento e indicou a relevância de cada fitofisionomia das Unidades de Conservação na conservação da biodiversidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Reuber Albuquerque Brandão, Departamento de Engenharia Florestal, Universidade de Brasília

Biólogo, Doutor em Ecologia, lotado no Departamento de Engenharia Florestal da Universidade de Brasília, onde leciona Manejo de Fauna, Administração e Manejo de Áreas Silvestres e Biologia da Conservação. Orienta nos Programas de Pós-Graduação em Biologia Animal (mestrado) e de Ciências Florestais (mestrado e doutorado).

Renata Dias Françoso, Programa de Pós-graduação em Ecologia, Universidade de Brasília

Engenheira Florestal, especialista em Geoprocessamento (UnB), mestre em Ciências Florestais (UnB), Doutoranda em Ecologia (UnB), desenvolve pesquisas com modelagem de nicho e distribuição potencial da flora de lenhosas do Cerrado.

Victor Botelho Graça Veras Batista, Universidade de Brasília

Engenheiro Ambiental (UCB), especialista em Geoprocessamento (UnB), mestre em Ciências Florestais (UnB), possui interesse sobre a ecologia e distribuição de crocodilianos neotropicais.

Downloads

Publicado

31-12-2011

Como Citar

BRANDÃO, R. A.; FRANÇOSO, R. D.; BATISTA, V. B. G. V. IDENTIFICAÇÃO DE ÁREAS RELEVANTES PARA CONSERVAÇÃO COM BASE EM INDICADORES BIOLÓGICOS: SUBSÍDIO AO ZONEAMENTO DE DOIS PARQUES NACIONAIS NO CERRADO BRASILEIRO. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 12, n. 40, p. 106–118, 2011. DOI: 10.14393/RCG124016524. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/16524. Acesso em: 16 set. 2024.

Edição

Seção

Artigos