O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE CULTURAL DE PALMAS

Autores

  • José Miranda Oliveira
  • William Rodrigues Ferreira

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG134116505

Palavras-chave:

Intervenções, Memória, Cultura, Monumentos

Resumo

Este estudo visa à compreensão das intervenções realizadas para a difusão de uma nova memória cultural no Estado do Tocantins a partir de Palmas, assim como abordar a estruturação de uma identidade histórico-cultural como parte do processo de consolidação do novo território como espaço de poder e de desenvolvimento econômico. Por isso, partimos dos significados culturais e ideológicos dos monumentos postos na Praça dos Girassóis de Palmas, bem como da estrutura arquitetônica utilizada na construção dos prédios públicos. De forma geral, as alegorias colocadas na Praça dos Três Poderes do Estado reforçam a idéia da criação de novos mitos, novas culturas e novas lembranças, diversas à cultura predominante na então Região Norte de Goiás. Por fim, focaremos os significados destas intervenções na construção de um novo ethos interligando uma política de desenvolvimento aos fluxos de ocupações dos espaços públicos e privados de Palmas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Miranda Oliveira

José Manoel Miranda de Oliveira é graduado em Filosofia pela Universidade Federal de Goiás (Licenciatura em 1986 e Bacharelado em 1987), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (1996). Estudante do Dinter em Geografia UFU/UFT. Leciona Estética e Ciência Política nos cursos de Artes e Filosofia da UFT. Participa como Pesquisador dos Grupos de Estudos Filosóficos Contemporâneos:

William Rodrigues Ferreira

Curriculum Lattes: http://lattes.cnpq.br/7431833682721902 Possui Bacharelado em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU (1994), Mestrado em Transportes pela Universidade de Brasília - UnB (1997) e Doutorado em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo - USP (2002). Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal de Uberlândia - UFU, Coordenador do Curso de Graduação em Geografia e orientador de Mestrado e Doutorado em Programa de Pós-Graduação. Tem experiência na área de Planejamento Urbano e Regional e Planejamento e Gestão Territorial com ênfase em Transporte e Tráfego Urbano e Regional, atuando principalmente nos seguintes temas: Geografia dos Transportes, Planejamento Urbano e de Transporte, Mobilidade Inclusiva e Sustentável, Logística em Transportes, Geografia Urbana, Uso do Solo e Circulação Urbana.

Downloads

Publicado

15-03-2012

Como Citar

OLIVEIRA, J. M.; FERREIRA, W. R. O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE CULTURAL DE PALMAS. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 13, n. 41, p. 195–205, 2012. DOI: 10.14393/RCG134116505. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/16505. Acesso em: 28 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos