ZONEAMENTO GEOAMBIENTAL DO PERÍMETRO URBANO DE SANTA MARIA - RS, BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG124016496Palavras-chave:
Zoneamento Geoambiental, análise sistêmica, Santa MariaResumo
O presente trabalho de pesquisa tem por objetivo a caracterização geoambiental da paisagem, através da elaboração de Zoneamento Geoambiental do Perímetro Urbano de Santa Maria, Rio Grande do Sul. O perímetro urbano, cujos limites foram definidos pela municipalidade, possui uma área de 13.092 ha e engloba as áreas urbanas e as de possível urbanização. A pesquisa foi desenvolvida tendo como referencial teórico a análise sistêmica, utilizando-se da paisagem como categoria de análise, e como instrumental metodológico a utilização de geotecnologias, especialmente de SIGs. O tratamento metodológico segue a proposta metodológica desenvolvida pelo LAGEOLAM/UFSM, com algumas adaptações. Os atributos utilizados na análise geoambiental compreendem as características climáticas, o substrato geológico, a hidrologia, a geomorfologia, as feições superficiais e o uso e ocupação do solo. A espacialização destes componentes da paisagem, exceto as informações climáticas, através da elaboração de mapas temáticos, e a posterior integração, por meio de uma representação de síntese, foi realizada no software Spring 4.3.3, que permitiu a manipulação de dados de diferentes fontes. Como produto final estabeleceu-se uma hierarquia composta por nove unidades geoambientais, seis subunidades e quatro feições. A elaboração do zoneamento geoambiental, através do estudo integrado da paisagem, constitui numa importante ferramenta no gerenciamento dos recursos da área.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2011 Carlos Alberto da Fonseca Pires, Ana Paula Dal'Asta
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.