O RURAL E O URBANO: QUANTAS QUESTÕES!

Autores

  • Marcos Nicolau Santos da Silva Universidade Federal de Minas Gerais

Palavras-chave:

Rural, Urbano, Campo, Cidade, Novo Rural, Urbanização do campo

Resumo

Este texto aborda algumas discussões sobre o rural e o urbano, tanto no aspecto da formulação de suas concepções, em âmbito geral, e, particularmente, no caso brasileiro. Resgata no debate as questões dicotômicas, dualistas e as idéias de continuum rural-urbano, mas também busca a superação destas, concebendo-as como relações interdependentes, em que considera as diversidades e particularidades dos espaços rural e urbano. Não apresenta respostas conclusivas, pois entendemos que o debate é aberto. Utilizamos como fundamentação uma revisão bibliográfica, embasada na pluralidade de concepções, em diferentes áreas do conhecimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcos Nicolau Santos da Silva, Universidade Federal de Minas Gerais

Graduado em Geografia pela Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES. Especialista em Docência do Ensino Superior e em Gestão em Meio Ambiente e Saúde Pública pelo Instituto Superior de Educação Ibituruna - ISEIB. Atualmente é mestrando em Geografia pelo Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal de Minas Gerais, onde também é vinculado ao Grupo de Pesquisa Terra & Sociedade - Núcleo de Estudos em Geografia Agrária, AGricultura Familiar e Cultura Camponesa.

Downloads

Publicado

23-10-2011

Como Citar

Silva, M. N. S. da. (2011). O RURAL E O URBANO: QUANTAS QUESTÕES!. Caminhos De Geografia, 12(39). Recuperado de https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/16471

Edição

Seção

Artigos