UNIDADES DE PAISAGEM DA BACIA DO RIO JEQUITINHONHA, EM MINAS GERAIS: SUBSÍDIOS PARA A GESTÃO DE RECURSOS H͍DRICOS

Autores

  • Vanderlei de Oliveira Ferreira Prof. Adjunto da Universidade Federal de Uberlândia

Palavras-chave:

bacias hidrográficas, paisagens naturais, disponibilidade hídrica

Resumo

A análise de aspectos fisiográficos, bióticos e antrópicos das bacias hidrográficas deve oferecer subsídios efetivos para o processo de determinação de pontos de maiores e menores restrições hídricas, limites de possíveis irreversibilidades e indicação regionalizada de alternativas de manejo. Nesse contexto, é preciso desenvolver e testar instrumentos destinados à identificação da interação entre o processo de apropriação humana do território e a base natural, em compartimentos espaciais internos às bacias. O presente texto se atém aos aspectos naturais, procurando avaliar a possibilidade de aplicação da abordagem paisagística à gestão de recursos hídricos . A parte mineira da bacia do rio Jequitinhonha foi tomada como estudo de caso. Verifica-se que a região mais heterogênea da bacia abrange a margem esquerda do rio Jequitinhonha, das cabeceiras até a sub-bacia do rio Salinas, onde ocorrem todos os tipos de litologia e feições morfológicas, vegetação e solos presentes na totalidade da área de estudo. Na margem direita do mesmo rio, incorporando a quase totalidade da sub-bacia do rio Araçuaí, predominam amplas chapadas capeadas por sedimentos cenozóicos, vegetação de cerrado e manchas de floresta estacional. No Médio Jequitinhonha, estendendo-se do município de Araçuaí até o extremo jusante da área de estudo, em ambas as margens, predominam as rochas graníticas e gnáissicas, maciços estruturais e intrusões em forma de pontões, vegetação de caatinga no setor oeste e florestas estacionais no setor leste. O relevo fortemente ondulado e os solos muito susceptíveis à erosão são características presentes em todas as unidades de paisagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vanderlei de Oliveira Ferreira, Prof. Adjunto da Universidade Federal de Uberlândia

Possui Graduação, mestrado e doutorado em Geografia pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal de Uberlândia. Desenvolve pesquisas em temas relacionados à hidroclimatologia e à análise da paisagem.

Downloads

Publicado

06-04-2011

Como Citar

Ferreira, V. de O. (2011). UNIDADES DE PAISAGEM DA BACIA DO RIO JEQUITINHONHA, EM MINAS GERAIS: SUBSÍDIOS PARA A GESTÃO DE RECURSOS H͍DRICOS. Caminhos De Geografia, 12(37). Recuperado de https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/16456

Edição

Seção

Artigos