A MILITARIZAÇÃO DA REGIÃO SUL DO BRASIL COMO ESTRATÉGIA PORTUGUESA DE APROPRIAÇÃO

Autores

  • Vinicius Modolo Teixeira
  • Rita de Cássia Martins de Souza Anselmo Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG134116453

Palavras-chave:

Militarização, Rio Grande do Sul, Conflitos, Integração

Resumo

A região sul do Brasil se apresentou durante o período de colonização como a área de maior contato entre os dois Impérios Ibéricos, traduzindo-se em intensa disputa entre esses atores coloniais. De um lado, Portugal buscava expandir suas conquistas e se aproximar da foz do Rio da Prata de onde havia sido alijado pelos acordos de partilha no século XV. Por outro, a Espanha se portava como defensora de seu território de "direito", frente à expansão portuguesa. A partir de uma abordagem historicista, busca-se resgatar as origens dos conflitos nessa região e os fatores que levaram Portugal, e depois o Brasil a militarizarem essa região e suas estratégias para assegurar sua posse. A relevância dessa pesquisa se faz pelo atual interesse nos estudos de cooperação e conflitos que marcaram a América do Sul e ainda estão inseridos no continente. O Cone Sul teve sua história marcada diversas vezes pelos conflitos e recentemente encontra-se inserido dentro de uma proposta de integração econômica através do MERCOSUL, com novas perspectivas para as relações entre esses países, apesar da manutenção das estruturas militares na região.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vinicius Modolo Teixeira

Graduado em Geografia pelo Universidade Federal de Uberlândia, pesquisador dos temas Geopolítica, Geografia Política e COnflitos e Integração na América da Sul.

Rita de Cássia Martins de Souza Anselmo, Universidade Federal de Uberlândia

Professor adjunto 1 da Universidade Federal de Uberlândia . Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em História do Pensamento Geográfico, atuando principalmente nos seguintes temas: pensamento geográfico, geografia política, formação nacional e formação territorial do Brasil.

Downloads

Publicado

15-03-2012

Como Citar

TEIXEIRA, V. M.; ANSELMO, R. de C. M. de S. A MILITARIZAÇÃO DA REGIÃO SUL DO BRASIL COMO ESTRATÉGIA PORTUGUESA DE APROPRIAÇÃO. Caminhos de Geografia, Uberlândia, MG, v. 13, n. 41, p. 320–328, 2012. DOI: 10.14393/RCG134116453. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/16453. Acesso em: 26 nov. 2022.

Edição

Seção

Artigos