CARACTERIZAÇÃO DO USO E COBERTURA DA TERRA NA MICROBACIA HIDROGRÁFICA DO CÓRREGO MURTINHO, NOVA XAVANTINA - MT.

Autores

  • Heber Queiroz Alves Analista de Geoprocessamento - Instituto Socioambiental
  • Amintas Nazareth Rossete professor adjunto - Universidade do Estado de Mato Grosso
  • Michele Scapini Gross

Palavras-chave:

bacia hidrográfica, uso e ocupação da terra.

Resumo

O objetivo deste trabalho é caracterizar o uso e cobertura da terra na Microbacia Hidrográfica do Córrego Murtinho, localizada no município de Nova Xavantina - MT, por meio da utilização de técnicas de sensoriamento remoto e sistema de informação geográfica (SIG). O estudo do uso da terra consiste na obtenção de informações sobre o modo como o espaço está sendo alterado pelo homem. A partir de imagens obtidas do satélite CBERS-2 e da estruturação de um banco de dados do SIG - SPRING 4.2. foi possível caracterizar o uso e cobertura da terra. Na Microbacia 755,25 hectares (63% da área total) são destinados ao uso da terra, e 445,75 hectares (37% da área) apresentam vegetação nativa. Os resultados mostraram que 90,42 hectares da área da Microbacia são de áreas de preservação permanente (APP), no entanto 12,45% desta área estão em uso conflitante com a Lei Complementar Nº 038, de 21 de novembro de 1995, do Código Ambiental de Mato Grosso. É necessário um plano de recomposição da vegetação, já que os desmatamentos e usos incorretos da terra refletem na quantidade e qualidade da água da Microbacia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Heber Queiroz Alves, Analista de Geoprocessamento - Instituto Socioambiental

Graduado em Ciencias Biológicas pela Uniersidade do Estado de Mato Grosso, atualmente trabalha no Instituto Socioambiental. Com experiencias em Geotecnologias, com enfase no mapeamento do uso da terra.

Amintas Nazareth Rossete, professor adjunto - Universidade do Estado de Mato Grosso

Graduado em Geologia, com doutorado em Ecologia e professor adjunto do Depto de Ciencias Biológicas da Universidade do Estado de Mato Grosso. Coordena o Laboratório de Análise Ambiental que congrega pesquisas na area de Geotecnologias.

Michele Scapini Gross

Graduado em Ciencias Biológicas pela Uniersidade do Estado de Mato Grosso. Com experiencias em Geotecnologias, com enfase em licenciamento ambiental.

Downloads

Publicado

10-08-2011

Como Citar

Alves, H. Q., Rossete, A. N., & Gross, M. S. (2011). CARACTERIZAÇÃO DO USO E COBERTURA DA TERRA NA MICROBACIA HIDROGRÁFICA DO CÓRREGO MURTINHO, NOVA XAVANTINA - MT. Caminhos De Geografia, 12(38). Recuperado de https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/16441

Edição

Seção

Artigos